Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2012 - 13h20min

Comissão de Saúde da Alesc apoia ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

Imprimir Enviar
Maria Gertrudes, presidente da AVOS e deputado Volnei Morastoni (PT)

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (20/11) a presidente da Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maria Gertrudes da Luz Gomes, para tratar de ações conjuntas na luta contra o Câncer Infanto-Juvenil. Entre as estratégias definidas, a colaboração da Comissão na divulgação para incentivar o diagnóstico precoce.

Diagnóstico precoce e tratamento adequado garantem índice de cura de até 75% em Santa Catarina
Segundo o Serviço de Oncohematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, cerca de cem novos casos de câncer são registrados anualmente. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
A boa notícia é que o diagnóstico precoce e o tratamento especializado garantem um índice de cura de até 75% em Santa Catarina. Nível que supera o índice nacional, que é de 70%. Esse dado reforça a eficácia da campanha que será realizada pela Associação de Voluntários de Saúde do HIJG (AVOS) na próxima sexta-feira, 23, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI).

O laço dourado
De acordo com o Registro Hospitalar de Câncer do HIJG, no período de 1999 a 2003, observou-se que 51% dos casos apresentavam doença não localizada na ocasião do diagnóstico, ou seja, o câncer foi descoberto em estágio avançado. Por isso, pela primeira vez em 2012, a AVOS está convidando as pessoas a usarem o laço dourado, adotado como forma de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
Até o mês de outubro de 2012, o Registro Hospitalar de Câncer do HIJG registrou 3.814 atendimentos no ambulatório de oncohematologia, 643 internações, 434 cirurgias e 19.133 exames laboratoriais em pacientes com câncer, além de 5.582 procedimentos de quimioterapia.

Diagnóstico Precoce
O câncer infantil pode apresentar sintomas parecidos com os de outras doenças comuns na infância.  Além disso, a falta de informação dos pais e o medo do diagnóstico contribuem para que a doença não seja descoberta precocemente. Por isso, ficar atento aos sintomas e procurar ajuda médica é determinante para o diagnóstico seguro e rápido.
De acordo com o INCA é comum a criança ou o jovem estar em razoáveis condições de saúde no início da doença. Por esse motivo, o conhecimento do médico sobre a possibilidade da doença é fundamental.
Conheça alguns sintomas e fique atento: aumento de olho, com ou sem manchas arroxeadas; vômitos, com dor de cabeça, perda do equilíbrio e perturbação da visão; sangramento ou manchas arroxeadas pelo corpo sem batidas; ínguas que estão aumentando; emagrecimento sem causa aparente; palidez sem motivo; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; dores pelo corpo e nas juntas, sem explicação; febre por vários dias sem explicação, ponto esbranquiçado no olho na incidência de luz.

Centro Especializado de Tratamento
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), situado em Florianópolis, atua como pólo de referência estadual para as patologias de média e alta complexidade. Cerca de 75% dos pacientes atendidos em mais de dez unidades de especialização são oriundos da região da Grande Florianópolis. Os demais vêm de outros municípios do Estado de Santa Catarina.
Contando atualmente conta com 116 leitos ativos e mais de 800 funcionários, o HIJG realizou no primeiro semestre deste ano mais de 70 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência, além de 3 mil cirurgias, aproximadamente.

Mais informações:
Acesse o Registro de Câncer do HIJG na íntegra: AQUI.
Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão | Site AVOS
Endereço: Rua Rui Barbosa, 152, Agronômica – Florianópolis/SC
Contato: (48) 3251-9017
E-mail: avos@avos.org.br | WWW.facebook.com/avosfloripa |www.twitter.com/avosfloripa
Hospital Infantil Joana de Gusmão | Site HIJG
Instituto Nacional do Câncer | Site INCA

Voltar