Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
00:15 Sessão Ordinária
Ao vivo

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2018 - 14h30min

Comissão de Educação promove debate sobre bolsas do Artigo 170

Imprimir Enviar
Audiência pública realizada no último dia 12, em Chapecó
FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Na segunda-feira (26), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove uma audiência pública sobre a PEC 5/2017 e os investimentos do governo estadual para as bolsas de estudo do Artigo 170. O debate ocorre por proposição da presidente do Colegiado, professora e deputada Luciane Carminatti (PT). Será aberto ao público, a partir das 19 horas, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Alesc, em Florianópolis.

Para envolver estudantes, professores e a comunidade universitária em todo o estado e atendendo a solicitações de diferentes organizações estudantis, a Comissão de Educação promoveu audiências regionais em Joinville, Chapecó e Criciúma. “A audiência pública de âmbito estadual tem o intuito de aprofundar o debate já iniciado nas universidades e fortalecer o sistema comunitário de ensino em nosso estado e a luta dos nossos estudantes por bolsas de estudo”, destaca a parlamentar proponente do debate, Luciane Carminatti.

O Artigo 170 da Constituição Estadual garante às bolsas de estudo a destinação de 5% do total investido em educação. Esse recurso é repassado às universidades comunitárias (90%) e particulares (10%). Contudo, a PEC em tramitação  pretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50% de acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas.

A deputada Luciane alerta para os riscos que esta PEC representa por diminuir gradativamente os repasses às instituições comunitárias e lembra que, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), desde 2011, o governo deixou de destinar cerca de R$ 1 bilhão a mais de 60 universidades catarinenses.

“Como educadora, deputada e presidente da Comissão de Educação, há anos denuncio o descaso no repasse de recursos e luto para o pleno cumprimento dos 5% garantidos em lei. Afinal, desde 1999, o Artigo 170 já beneficiou mais de 370 mil estudantes e tornou-se essencial para a democratização do ensino superior, sobretudo no interior do estado”, reflete a deputada. “Se a lei fosse devidamente aplicada, três vezes mais alunos seriam beneficiados e as universidades teriam mais recursos para retornar à comunidade. Essa é a nossa luta: por bolsas de estudo e pelos direitos dos estudantes catarinenses”, finaliza Luciane.


 

CAROLINA TIMM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (49) 99913 0413 / 3312-1275
jornalismo@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar