Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/03/2013 - 14h01min

Comissão de Educação discute a construção de escola no assentamento 9 de novembro, em Água Doce

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatt (PT) no assentamento 9 de novembro, no município de Água Doce

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou na sexta-feira (1º/3) reunião no assentamento 9 de novembro, no município de Água Doce.

A audiência, solicitada pela deputada Luciane Carminatt (PT), tratou da construção de uma escola no assentamento 9 de novembro, e que atenderá 350 crianças dos cinco assentamentos localizados no município. A sugestão para tratar do tema foi das lideranças do Movimento Sem Terra (MST), que há anos reivindicam a construção de uma escola do campo para atender todas as crianças.

A comunidade apresentou um documento relatando que as aulas ocorrem num galpão de madeira, com espaço para 150 alunos, pela falta de espaço, os demais estudam em escolas do perímetro urbano e levam mais de duas horas para chegar na escola. “O relato prova a necessidade de construir uma escola que atenda as famílias do campo, além da estrutura nova é preciso implantar um projeto pedagógico voltado à realidade da cultura do campo para que aprendam sobre a produção de alimentos saudáveis e agroecológica e proteção do meio ambiente”, comenta Luciane.

A escola atenderá os assentamentos 9 de Novembro, Olaria, Oziel Alves Pereira, 1º de Agosto e Terra Vista. De acordo com o gerente regional do Incra, Sérgio Aosani, o Incra apóia a construção da escola, pois atenderá as necessidades do campo. “Além de ter público, 60% dos professores que ministrarão as aulas poderão ser dos assentamentos, então o que realmente falta é uma estrutura segura para atender as crianças”.

O vice-prefeito de Água Doce, Valter Rampazzo, justificou que a escola ainda não foi construída por falta de parcerias. “O município não tem recursos suficientes para a construção da escola, por isso, é necessário que Estado e União também sejam parceiros”.

O deputado Federal, Pedro Uczai, sugeriu parceria entre governo federal e município para agilizar a construção da escola. “O Ministério da Educação tem edital aberto até o dia 31 de março para apresentação de projeto para construção de escolas e quadras cobertas, por isso, é preciso correr contra o tempo e conseguir apresentar uma proposta da obra até esta data”, relata Uczai.

Como encaminhamento da reunião, foi criada uma comissão formada por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores, coordenação nacional do MST e setor estadual de Educação do MST para agilizar a busca de recursos junto ao governo federal e elaboração do projeto arquitetônico da escola.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar