Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2021 - 13h56min

Comissão celebra Década da Agricultura Familiar na segunda-feira (2)

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer no comando da Comissão de Agricultura
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Reunião marcada para às 14h no plenário Osni Regis vai destacar os esforços na implantação da agenda instituída pelas Nações Unidas. Entidades representativas do setor em Santa Catarina estão confirmadas.

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa promove na segunda-feira (2) reunião ampliada para divulgar e homenagear a Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas. O encontro está marcado para às 14h no plenário Osni Regis e contará com a presença de representantes de entidades e lideranças do setor como o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, a presidente da Epagri, Edilne Steinwadter, e os presidentes da Cidasc, Plínio de Castro, da Faesc, José Zeferino Pedroso, da Fecoagro, Arno Pandolfo, da Contag, Aristides Veras dos Santos, entre outros.

Em virtude das medidas de segurança por conta da pandemia a reunião acontecerá no formato híbrido, com participação presencial limitada e virtual. A sessão será transmitida pelo canal da Alesc no YouTube (assembleiasc).

O presidente da Comissão de Agricultura e líder do governo na Alesc, deputado José Milton Scheffer (PP), destaca a importância desta agenda global e seu papel no fortalecimento da agricultura familiar, em especial em Santa Catarina. Segundo o Censo Agro de 2017, 78% das propriedades rurais no estado se enquadram no modelo familiar, ocupando 374 mil pessoas em área de 2,45 milhões de hectares cultivados. Ainda de acordo com o censo de 2017, Santa Catarina respondeu pelo quinto melhor desempenho no país em valor de produção de pequenos cultivos com um total de R$ 10 bilhões. “É a agricultura familiar quem bota a comida na mesa dos catarinenses. Por isso, a importância em celebrar, difundir e estimular essa agenda fundamental para a sobrevivência dos povos”, explica o Zé Milton.

A Década da Agricultura Familiar foi instituída em dezembro de 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e estabelece o período de 2019 a 2028 como um marco de ação global para promover o fortalecimento da agricultura familiar. “O que essa agenda global preconiza são ações no sentido de criar institucionalidade e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento econômico e bem-estar para as famílias agriculturas, com atenção especial à inclusão produtiva das mulheres e dos jovens do campo”, complementa o presidente da Comissão.

O plano de ação mundial da Década se destina a apoiar países (governos, organizações sociais e demais agentes) a desenvolverem ações locais, considerando a diversidade, multidimensionalidade e as particularidades da agricultura familiar em cada território nacional.

Serviço
“A Década da Agricultura Familiar” – Reunião ampliada da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc

Quando: Segunda-feira (2), 14h

Local: Plenário Osni Regis, Alesc (Florianópolis)

Onde acompanhar: transmissão pelo canal da Alesc no YouTube (assembleiasc)


 

Marcos Espíndola
Jornalista
(48) 9981-5774
Facebook: https://www.facebook.com/marcos.espindola.39566

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar