Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2019 - 16h07min

Aprovada emenda de Hobus que fixa idade máxima para ingresso na carreira militar

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus

O deputado Milton Hobus (PSD) apresentou nessa quarta-feira (9) emenda que altera a idade máxima para ingresso nas carreiras militares de Santa Catarina, aumentando de 30 para 35 anos. A proposta do parlamentar foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A emenda substitutiva altera o texto do projeto de lei 1/2019, que fixava em 40 anos o limite de idade. É a primeira vez que uma proposta sobre o tema avança no Legislativo.

Hobus explica que muitas pessoas não conseguem terminar o ensino superior – exigência para o ingresso nas corporações – antes dos 30 anos, o que limita o acesso para a maioria da população.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entre 2002 e 2015, a idade média de formação superior do aluno brasileiro em cursos presenciais foi de 28 anos. Nos cursos a distância, sobe para 35,7 anos.

“Com 35 anos você ainda tem juventude e força para servir à segurança pública. Precisamos oportunizar a mais pessoas o direito de participar de um concurso público que é tão restritivo e, ao mesmo tempo, é tão procurado”, destaca Hobus.

O deputado explica ainda que considerou o vigor físico e o tempo de trabalho como obstáculos para o aumento da idade máxima para 40 anos, conforme estipulava o projeto de lei que foi alterado. Por isso, destaca, se chegou ao consenso de 35 anos.

A proposta segue agora para a Comissão de Finanças.


Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado

Voltar