Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2013 - 12h52min

Comin propõe vagas para gestantes em estacionamentos de shoppings e supermercados

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin (PP). FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Líder do PP, o deputado Valmir Comin encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei (número 0185.3/13) que prevê a reserva de vagas em estacionamentos de shoppings centers, centros comerciais e supermercados, para gestantes e pessoas com crianças de colo, no âmbito do estado de Santa Catarina.

A proposta inicial estabelece que as vagas deverão ser em número equivalente a dois por cento do total (2%), no mínimo uma vaga devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes. Determina ainda que o descumprimento das normas acarretará, aos estabelecimentos, multa diária no valor de R$ 500 enquanto perdurar a infração.

Na justificativa da proposta, Comin lembra que o crescimento das cidades faz com que cresçam, também, os já preocupantes problemas de mobilidade e de acessibilidade, tanto para o trânsito de veículos quanto para o das pessoas, e que providências até há pouco tempo relativamente simples – como estacionamento de veículos – tornaram-se tarefas penosas, exigindo soluções rápidas e efetivas.

Nesse aspecto, além da preocupação com o estacionamento dos veículos em si, é necessário que as atenções sejam focadas no próprio cidadão (ou cidadã), “razão primeira e última de todos os encaminhamentos para melhorar as condições de vida da cidade”.  E é nesse particular- destaca Comin – que propomos uma deferência especial para as gestantes e pessoas com crianças de colo: como portadoras de uma nova v ida, elas precisam de todo o cuidado e o respeito possíveis, inclusive nas coisas mais comuns como é a questão do estacionamento. 

A  disponibilização de 2% das vagas do total, no mínimo uma vaga para as gestantes é uma reivindicação justa e atende, antes de tudo,  o princípio básico do respeito à pessoa e à vida.

Assessoria de Imprensa da Bancada do PP
Jandyr Côrte Real
(48) 9961-2542

Voltar