Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/08/2013 - 13h54min

Comin propõe o Dia Estadual de Nossa Senhora de Carvaggio

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin (PP). Foto: Solon Soares

O líder do PP, deputado Valmir Comin, encaminhou projeto de lei que institui o Dia Estadual de Nossa Senhora do Caravaggio, no município de Nova Veneza, no Sul do estado, como ponto turístico religioso. De acordo com o projeto, a data seria comemorada em 26 de maio.

Na justificativa do projeto, Comin lembra que a devoção à Nossa Senhora do Caravaggio veio junto com os colonos italianos que chegaram a Nova Veneza em 1891. No início, a devoção dos fiéis era junto a uma estampa da santa trazida da Itália; depois, veio a construção de um oratório e posteriormente, em 1896,  de uma modesta capela de madeira.

Em 1954, com a criação da diocese de Tubarão, surgiu a iniciativa da construção de um santuário,  em 1963 foi lançada a pedra fundamental para a construção do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, finalmente inaugurado em 1º de outubro de 1967. Ali, no dia 26 de cada mês, é celebrada a Missa da Promessa, na intenção de todos os devotos e benfeitores. Já no último domingo de maio, todos os anos, são realizadas romarias e a Festa da padroeira, antecedidas por novenas com a participação de devotos da toda a Região.

Comin observa que a devoção à Santa, originalmente restrita a um grupo de imigrantes italianos, transformou-se em um evento religioso de grandes proporções, reunindo fiéis não apenas de Santa Catarina, mas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até do exterior. O projeto, por sua vez, foi sugerido pelos Parlamentares Jovens da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, do município de Nova Veneza.


Assessoria de Imprensa da Bancada do PP
Jandyr Côrte Real / (48) 99 61 25 42

Voltar