Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2016 - 07h33min

Comin batalha pelo não fechamento da Base Aérea de Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin discursa na tribuna.

A possibilidade de fechamento da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e a transferência do esquadrão Phoenix para a cidade de Canoas foram contestadas pelo deputado estadual Valmir Comin (PP), primeiro secretário da Mesa diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Comin encaminhou uma moção ao Presidente da República Michel Temer, ao Ministro de Estado da Defesa, ao Comandante da Aeronáutica e ao Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense pedindo que a probabilidade seja anulada.

O fechamento, segundo ele, está sendo estudado sob o argumento de economia diante do contingenciamento de verbas, em função da crise que a União enfrenta. “A economia buscada nesta ação não será alcançada, pois o efetivo continuará o mesmo, absorvendo idênticos recursos para o custeio da folha de pagamento”, defendeu o parlamentar.

Comin explica que a medida, se ocorrer, representará um retrocesso, pois a transferência do Esquadrão e o fechamento da Base não trarão qualquer benefício para o estado de Santa Catarina. “Pelo contrário, a perda de uma unidade militar de segurança aumentará o risco para o meio ambiente e exigirá mais tempo de voo para o cumprimento das missões em nosso estado”, pontua.

De acordo com o deputado, a base é responsável pelo controle das aeronaves que cruzam, chegam ou saem da Capital, bem como pela produção e divulgação de informações meteorológicas e aeronáuticas, utilizando-se de uma vasta gama de equipamentos de detecção e comunicação, além de pessoal especializado e qualificado. “A possibilidade de fechamento não deve existir. A saída dos militares desguarnecerá uma situação consolidada de preservação”, alertou Comin.

A Base Aérea de Florianópolis foi criada em maio de 1941, com o intuito de reforçar a defesa militar nacional durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 75 anos de história tem como missões garantir a soberania no mar territorial brasileiro, explorar com exclusividade os recursos existentes até o limite de duzentas milhas, bem como localizar pessoas, aeronaves e embarcações em emergência no mar. Sua localização atual é de propriedade da União, no sítio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

 

Mais informações:
Texto: Kênia Pacheco/Jornalista SC 04085 JP
(48) 3221 2888 / 9984 1799 / 9618 1911

Voltar