Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/08/2013 - 18h16min

Comin aguarda com expectativa leilão onde projeto da Usitesc está no páreo

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin (PP). Foto: Carlos Kilian

Santa Catarina e mais especialmente a Região Sul do Estado, aguardam com total expectativa a realização do Leilão A-5, que será realizado nessa quinta-feira, a partir das 10 horas na sede da Câmara de Comércio e Energia (CCE) de São Paulo: o leilão é para a compra de energia elétrica em 2018 (A-5) e estão no páreo (entre os 68 projetos) quatro projetos de termelétricas previstos para serem construídos no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O projeto catarinense é o da construção da termelétrica Usitesc, em Treviso, com capacidade para geração de 300 MW, num investimento previsto da ordem de R$ 2 bilhões. O  Leilão será a oportunidade de incluir o carvão na matriz energética brasileira.

Para o presidente da  Frente  Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, deputado Valmir Comin, também líder da bancada do PP, há muita expectativa dos catarinenses porque a Usitesc  revitalizará a economia  do  Sul, que perdeu força com a duplicação  do trecho Norte da  BR-101 ,  causando a migração de empresários e de força de trabalho  para os municípios do norte e nordeste catarinense.

A Usitesc, que abrirá quatro mil empregos, representará também a quebra de um injusto paradigma – a de que o carvão mineral seria o “patinho feio” das fontes de energia. Na verdade, foi “por conta de São Pedro” – diz Comin -  que o País viu acender a luz vermelha: no final do ano passado  os seguidos riscos de apagão, por conta da estiagem,  obrigaram o Brasil a repensar o sistema atual, centrado basicamente nas hidrelétricas e por isso, dependente do nível dos rios e  das chuvas.

Comin admite que aguarda o resultado do Leilão com certa apreensão,  “já que a batalha é dura”.


Assessoria de Imprensa da Bancada do PP
Jandyr Côrte Real / (48) 99 61 25 42

Voltar