Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/11/2013 - 12h32min

Comenda reconhece atuação de Paludo na mudança de Itá

Imprimir Enviar
O ex-prefeito de Itá, Egilio Paludo.

O ex-prefeito de Itá, Egilio Paludo, será homenageado com a comenda do Poder Legislativo, em sessão solene da Assembleia, em Florianópolis, a partir de 19h de segunda-feira (11). A indicação parte do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), em razão da atuação de Paludo no processo de mudança da cidade de Itá, desde sua antiga locação, que ficou no fundo do lago criado com a construção da hidrelétrica, a partir dos anos 80, até a inauguração da cidade nova, planejada com a participação da comunidade, que sempre teve no ex-prefeito sua liderança, reconhecida também por técnicos da Eletrosul responsáveis pelo novo projeto urbanístico. “Foi um tempo de negociação, oportunidade que exerci com muita responsabilidade”, conta Paludo, hoje com 71 anos e ainda ativo participante da vida do município como presidente do Conselho de Segurança (Conseg).

A comenda é outorgada a pessoas ou instituições com relevantes serviços prestados à comunidade, e cada deputado faz uma indicação à mesa da Assembleia. Sopelsa entende que Paludo merece a lembrança porque cumpriu um importante papel como mediador dos interesses dos moradores de Itá, “Soube negociar para fazer o processo de mudança forçada da cidade – única na história de Santa Catarina - ser a menos traumática e a mais vantajosa possível em termos de compensações”. 

Paludo, que foi motorista de ônibus e dono de uma malharia antes de ser político, exerceu dois mandatos como prefeito. O primeiro, entre 1983 e 1988, coincidiu com o início das tratativas sobre a mudança da cidade. As reuniões com equipes técnicas da Eletrosul, responsável pelo projeto da hidrelétrica a ser construída, habilitaram o gestor municipal como um líder com perfil de negociador. “A política de boa vizinhança sempre esteve no meu DNA”, conta o ex-prefeito, para justificar o modo seguro com que se conduziu no processo. Adiante, entre 1993 e 1996, exerceu novo mandato, que culminou com a inauguração da cidade nova. “Foi um período difícil, pois a transição foi uma grande mudança para toda a comunidade”, ele relembra. Paludo também exerceu funções de secretário de Obras e de Urbanismo, e foi diretor do Parque Thermas de Itá. 


Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 3231.2713
Deputado Moacir Sopelsa (48) 9969.1508
Egilio Paludo: (49) 3458.2289 / 9918.2931

Voltar