Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/03/2013 - 13h33min

Combate ao crime organizado em SC serve como reflexão para autoridades da Segurança alerta Eskudlark

Imprimir Enviar
Deputado Mauricio Eskudlark (PSD)

A situação inédita em Santa Catarina com os ataques criminosos, que vem acontecendo desde o ano passado, e a ação conjunta exclusiva de enfrentamento do crime organizado que vem sendo feita pelo governo do estado, com o apoio do governo federal, é momento histórico que deve servir de reflexão para as autoridades de segurança pública de todo o país.

A avaliação foi feita, em plenário, pelo deputado e ex-delegado de policia Mauricio Eskudlark (PSD), acrescentando que devem ser retiradas experiências do episódio para que sejam feitas as mudanças necessárias no setor tais como a melhoria da infraestrutrura, construção de novas prisões, treinamento e qualificação de pessoal, aumento de efetivo policial, prevenção às drogas e mudanças urgentes na legislação penal.

“A crise no setor de segurança chamou a atenção para as mazelas do setor que agora podem e devem ser enfrentadas pelas autoridades com o rigor da lei”, disse Eskudlark. Ele destacou também a perfeita sintonia que vem acontecendo entre o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso com o governador do Estado, Raimundo Colombo para o enfrentamento do crime organizado em Santa Catarina e que daqui para frente poderão servir de modelo para o resto do país.

O deputado alerta, porém, que o crime não pode ser atacado de forma isolada, mas que trata-se de um conjunto de problemas que deve ser avaliado e trabalhado de forma global, incluindo os problemas sociais e de prevenção ao uso de drogas, além de mudanças na legislação penal, hoje considerada “muito benevolente” para os criminosos. “Se não trabalharmos tudo isso de forma conjunta e permanente, estaremos enxugando o chão com a torneira aberta. Ou tornamos a lei mais rigorosa ou vamos caminhar para o caos social em breve”, alertou.

Comissão de Segurança Pública – O deputado Mauricio, que também já integra a Comissão de Segurança Pública da Assembleia, e que deve ser apontado como presidente deste colegiado nos próximos dias, participou esta semana da gravação do programa “Fala Deputado”, da TVAL.  Na ocasião, antecipou que pretende aproveitar sua experiência de 30 anos de militância no setor para implantar novos projetos como o de educação para o transito envolvendo alunos das redes escolares municipais e estaduais, l em parceria com o governo estadual, prefeituras municipais, órgãos de trânsito e Centros de Formação de Condutores (Autoescolas).

“Humanizar o trânsito é questão de segurança e de mais qualidade de vida para a população. As crianças de hoje é que vão fazer as mudanças que esperamos para um futuro breve”, afirmou, acrescentando que também quer priorizar as ações de prevenção ao uso de drogas, bem como de tratamento para os dependentes em todas as regiões do estado.

Voltar