Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2018 - 13h03min

Comandante da PM promete uso de tecnologia para suprir falta de efetivo

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare em reunião no Comando da PM FOTOS: Guilherme Garcia / Divulgação

Na busca por mais segurança na região, o deputado Natalino Lázare (PODE) acompanhou prefeitos e empresários do Meio-Oeste, em audiência com o novo comandante-geral do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, na última terça-feira, 24, em Florianópolis.

Entre as reivindicações estão o incremento do efetivo das polícias Civil e Militar e a fixação de corporações nos municípios e a criação de uma guarnição especial. Os prefeitos destacaram a vulnerabilidade da região, justamente devido ao baixo efetivo policial, uma vez que há municípios onde existe apenas um militar e um civil atuando.

“Sabemos das dificuldades da PMSC, porém esperávamos que a região recebesse um número maior de efetivo a partir dessa última distribuição realizada pelo Governo do Estado. O comandante Araújo Gomes foi muito atencioso e apresentou as estratégias da Polícia Militar para suprir a falta de efetivo, como o uso da tecnologia para melhorar as ações de policiamento em cada município”, afirma o deputado Natalino.

Geoprocessamento
Os prefeitos e empresários puderam acompanhar os trabalhos da PM com o sistema de geoprocessamento. A ferramenta utilizada pela corporação permite avaliar a quantidade e localização dos crimes de acordo com o tipo de delito, região, setor, tempo e até mesmo o cidadão que mais comete. Com essa análise prévia, é possível determinar a localização de permanência do policiamento, distribuindo o efetivo de forma mais eficiente.

O comandante-geral ressalta que esta forma de trabalho, com ações mais focalizadas nas prioridades, busca atender cada município de acordo com sua necessidade, que variam desde a conscientização na comunidade até as ações mais ostensivas. Para ele, esses serviços aliados aos programas sociais devem reduzir os números de criminalidade, aumentar a sensação de segurança e ter um melhor aproveitamento do trabalho cada policial militar.

Participaram da reunião os prefeitos Dorival Carlos Borga, de Videira, Claudete Gheller Mathias, de Fraiburgo, Nadir Baú, de Tangará, Ana Rosa Zanela, de Salto Veloso, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira, Euro Vieceli e os empresários Mario Faccin, Célio Denardi e Claudio De Costa.

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

 

Voltar