Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2017 - 16h58min

Comandante da PM garante mais policiamento para a Serra

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro e lideranças serranas em reunião no comando da PM

A insegurança é uma das principais preocupações na Serra Catarinense. Nesta quinta-feira, o deputado Gabriel Ribeiro, o presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas), e outros seis prefeitos da região pediram ao comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, que os 58 futuros PMs em treinamento no 6º Batalhão, com sede em Lages, permaneçam na Serra após o curso de formação. A solicitação foi atendida de imediato.

O quadro da segurança pública foi um dos principais temas abordados no Gabinete Itinerante que o deputado realizou em Palmeira, no mês passado. Ele argumentou que até os pequenos municípios perderam a tranquilidade com a ação de bandidos chegados de outros lugares maiores. Paulo Henrique respondeu de maneira enfática: “Não tenho como negar o pedido, deputado”. Estes PMs deverão ir para as ruas a partir de dezembro, quando acaba o treinamento.

O comandante fez apenas uma ressalva: que não pode garantir os 58, pois algum aluno poderá ser reprovado no curso. A resposta rápida de Hemm surpreendeu o parlamentar e os prefeitos, pois o comum é a autoridade que recebe a solicitação, protocolar o documento e pedir um tempo para estudar.

No documento entregue pelo presidente da Amures ao comandante consta a necessidade de policiamento em cada município da jurisdição do Batalhão de Lages, no total de 75 PMs. Ou seja, a defasagem, pelo levantamento da Amures, deverá cair para 17 policiais em toda a região. Além de Otacílio Costa, estavam na reunião os prefeitos de Capão Alto, Urubici, Urupema, Cerro Negro, Anita Garibaldi e Celso Ramos.

Outras reivindicações
O deputado Gabriel Ribeiro ainda entregou ao comandante da PM uma indicação parlamentar para que o Executivo modifique o decreto a respeito do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp). Ele propõe que prefeitos também possam solicitar o retorno ao trabalho de policiais da reserva. Hoje, apenas os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, o procurador-geral de Justiça e o presidente do Tribunal de Contas do Estado podem fazer esta solicitação.

Pela regra do Ctisp, o requisitante acrescenta o equivalente a um terço do vencimento do policial aposentado e este volta ao trabalho para funções administrativas, liberando PMs da ativa para o serviço de rua. Paulo Henrique Hemm gostou da ideia e disse que irá se empenhar, no âmbito do Executivo, para que ela seja acatada.

Além disso, o prefeito Luiz Carlos Xavier entregou um documento a Hemm em que pede a elevação do Pelotão de São Joaquim para a categoria de Companhia da PM. Tio Ligas argumenta, entre outras coisas, que o Pelotão da PM em São Joaquim atende uma área maior do que a de algumas companhias, como Turvo e Garopaba. O comandante respondeu que se trata de uma questão técnica que precisa ser analisada.

 

Tarcísio Poglia

(48) 99165.9742 e 3221.2695

Assessor de imprensa

Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro

www.comgabriel.com

Voltar