Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2016 - 17h32min

Cobalchini valoriza encontro de empreendedores beneficiados pelo SC Rural

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

O impacto das ações desenvolvidas pelo programa SC Rural nas comunidades do interior foi tema de pronunciamento do deputado Valdir Cobalchini no horário destinado ao PMDB, durante a sessão de hoje. O líder da bancada destacou a realização do primeiro grande encontro regional de empreendedores beneficiados pelo programa, que acontece nesta quarta-feira (8), em Chapecó. O objetivo é a promoção da troca de experiências entre mais de 500 pequenos produtores e empreendedores rurais da região oeste e meio-oeste.

O programa injetou na economia rural 189 milhões de dólares, a fundo perdido, desde 2011. São recursos do Banco Mundial para projetos agrícolas ou de turismo rural, com caráter estruturante ou de planos de negócios, além de ações implementadas por cooperativas ou associações de agricultores familiares. A ação planejada iniciou em 2011 e se desenvolve até junho do próximo ano.

Cobalchini valorizou a realização, desde o início do programa, de 238 cursos de formação de liderança, gestão e empreendedorismo, com a participação de jovens de 12 mil famílias rurais. “A expectativa central é a capacitação desses jovens, com a expectativa de viabilizar a sucessão nas propriedades rurais”, ele explica. Além disso, os 152 projetos estruturantes apoiados pelo SC Rural viabilizaram novas iniciativas ou a ampliação de negócios já existentes, como a capacitação de agroindústrias familiares ou pequenas indústrias, as atividades ligadas ao turismo rural e o aprimoramento das chamadas alianças produtivas, como no caso da cadeia leiteira, em que produtores contratados para o fornecimento de matéria prima aos laticínios passam a receber assistência técnica gratuita em suas propriedades.

“O SC Rural viabilizou 744 planos de negócios, no valor de R$ 122 milhões, dos quais R$ 54milhões de recursos do programa, com benefício direto de 41 mil famílias”, valoriza Cobalchini.  O programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e envolve Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a de Desenvolvimento Econômico Sustentável e a de Infraestrutura.

 

Assessoria da Bancada do PMDB

Voltar