Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2015 - 14h47min

Cobalchini pede mais apoio do governo para a produção de uva e vinho de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini (PMDB). FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Em pronunciamento na sessão plenária de terça-feira (22), o deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) defendeu mais apoio do governo para produção de uva e vinho no Estado. “De 2009 a 2014 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos em nosso Estado, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%”, afirmou o deputado.

Cobalchini destacou a realização, em Videira, recentemente do primeiro seminário Internacional da Uva e do Vinho. Evento realizado pelo Sindicato dos Produtores de Vinho, que teve apoio do governo do Estado, através da Epagri, desta Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Videira e do Sebrae, entre outras entidades. “Cumprimento  ao amigo italiano Domenico Calábria, que trouxe os técnicos e produtores de vinho da Itália para o seminário em Videira. Este seminário é fruto de um acordo entre Santa Catarina, através da Epagri, e o Governo Italiano para parcerias na produção de vinho, onde tive a honra de ano passado representar a Assembleia Legislativa”, salientou.

De acordo com ele, o evento recebeu autoridades do mundo do vinho, do Brasil e da Itália. Em um dia de atividades, produtores e técnicos debateram o futuro da uva e do vinho em nosso estado e no Brasil. “Faço este registro  pela importância deste evento, resgatando a cultura da uva e do vinho, tão tradicionais lá em nossa região do Vale do Rio do Peixe. E hoje, crescendo para outras regiões, como os campos de altitude de Água Doce e São Joaquim”, argumentou.

Conforme o deputado, além do vinho, o estado tem um grande crescimento na produção de sucos. “Hoje, o brasileiro consome, em média, cerca de três litros de suco de uva por ano. Mas essa demanda está crescendo. Em 10 anos, a venda do produto saltou de 15  milhões de litros para 90  milhões, em 2015 — uma alta de 570% na década”, explicou.

Produção
Santa Catarina tem uma produção anual de aproximadamente 53 mil toneladas de uva. A maior parte da área plantada concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. 

“Nosso estado ainda é uma criança na produção de vinhos finos e espumantes, com menos de 20 anos de história, quando comparada a regiões da França e Itália que produzem a bebida há centenas de anos”, disse o deputado.” Mas, vem ganhando, reconhecimento crescente em qualidade, tecnologia e prêmios pelo mundo”, completou.

Cobalchini citou o trabalho dos   produtores que investem pesado em variedades europeias, como cabernet suavignon, merlot, malbec, pinot noir e outras, fazendo grandes vinhos comparados aos produzidos na França e Itália. “Destaco o trabalho incansável do presidente do Sindivinho, meu amigo Celso Panceri, e todos os demais produtores e faço aqui uma citação especial ao amigo Maurício Grando, de Caçador”, enfatizou.

“Dados do Instituto Brasileiro do Vinho mostram que, em 2015, as estatísticas apontam para um novo crescimento, 5% superior ao verificado no mesmo período do ano passado”, argumentou o deputado.  “Esses números mostram que vale a pena o nosso governo investir em pesquisa  e apoiar a produção de uva e de vinho em nosso Estado”, finalizou.

Voltar