Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2017 - 15h54min

Cobalchini destaca investimentos em saneamento básico

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

Em pronunciamento no plenário da Alesc, o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) destacou os investimentos do governo do Estado, através da Casan, em saneamento básico em Santa Catarina.  Ele também cobrou que as obras de tratamento de esgoto cheguem a todos os municípios, inclusive os pequenos.

“O que me traz a tribuna nesta data é um tema preocupante para toda  sociedade catarinenses. Trata-se do saneamento básico em nossos municípios. E, ao mesmo tempo que temos preocupações com as informações que são veiculadas na imprensa, também temos boas notícias dos investimentos que estão sendo feitos pelo nosso Estado para reverter a situação”, afirmou.

Segundo o deputado, Santa Catarina, de acordo com o ranking nacional de saneamento, é o 18º estado brasileiro em esgoto tratado. “Menos de 20% do esgoto que produzimos é tratado. Só a título de comparação, o Distro Federal, que está em 1º lugar, trata cerca de 66% de seu esgoto”, justificou.

De acordo com ele, esses úmeros já foram bem piores. “Em 2011, por exemplo, por esse mesmo ranking, apenas 10% do nosso esgoto era tratado e estávamos na 23º posição, atrás apenas de Piaui, Maranhão, Amazonas, Rondônia e Pará”, exemplificou Cobalchini. “A notícia boa é que apesar dos números baixos, dobramos nossa capacidade de tratamento de esgoto em cinco anos”, completou.

Cobalchini informou  que a Casan está fazendo investimentos em várias regiões do Estado para chegar ao final de 2018 com 49% do esgoto tratado. “Baseado em números de hoje, estaremos na quarta posição. Atrás somente de Distrito Federal, Paraná e São Paulo. Teremos um salto de quase 30% em quatro anos”, argumentou.

“Faço esse registro, como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, destacando o trabalho que a Casan vem desenvolvendo nos últimos anos.  Finalizando, quero cumprimentar o governador Raimundo Colombo e nosso vice-governador Eduardo Pinho Moreira pelo apoio que vem dando a empresa para que possa fazer esses investimentos”, concluiu.

Voltar