Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2015 - 17h04min

Cobalchini destaca aprovação do Plano Estadual de Educação

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini foi o relator do Plano Estadual de Educação na CCJ e na Educação
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa aprovou o Plano Estadual de Educação, enviado pelo governo do Estado ao parlamento. O deputado Valdir Cobalchini (PMDB), que preside a Comissão de Educação,  foi relator do projeto nas Comissões de Constituição e Justiça e de Educação, Cultura e Desporto destacou como muito positiva e importante a sua aprovação.

Com 19 metas para serem implantadas nos próximos dez anos, o Plano, na avaliação do deputado traz grandes avanços para educação em Santa Catarina. “Esse  projeto que vai nortear a educação pelos próximos dez anos e entre as propostas, destaco a que determina gastos equivalente a 10% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina na área da educação.  Esse investimento deve chegar a 7% em cinco anos e aos 10% do PIB em 2024”, afirma Cobalchini.

Conforme Cobalchini, foram realizadas oito audiências públicas em todas as regiões do Estado, onde foram defendidos mais investimentos na edicação. “Aumentar gastos com a educação significa investir no futuro do nosso Estado. E acredito que não existe futuro promissor sem investimento em educação”, completa o deputado.

Ainda de acordo com o deputado, outra meta importante é o aumento do número de vagas em creches. “Os municípios catarinenses só conseguem oferecer 138 mil vagas em creches, apesar de termos ter mais de 320 mil crianças nessa faixa etária, de acordo com o Censo de 2010. O documento prevê uma meta de no mínimo 50% das crianças  atendidas em creches até 2024”, explica.

O documento traz ainda a valorização dos profissionais do Magistério da rede pública de educação básica. “As metas são muito importantes e entendo que se cada um fizer a sua parte, nós os agentes públicos e a sociedade, elas serão atingidas. Precisamos encontrar mecanismos para que essas metas sejam atingidas em todas as regiões do Estado”, finaliza. 

 

 

Voltar