Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2017 - 17h26min

Cobalchini defende setor de base florestal no plenário da Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Coblchini
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (05) o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) fez defesa do setor de base florestal em Santa Catarina. “Com empresas cada vez mais competitivas e produtos de alto valor agregado, aliado a excelência em gestão, os números deste setor são extremamente positivos”, afirmou o deputado. “Defender essa cadeia produtiva instalada em regiões que necessitam de equilíbrio no desenvolvimento estadual é meta de minha atuação neste parlamento”, completou.

“Com 664 mil hectares de florestas plantadas, segundo dados de 2015 , da Associação Catarinense de Empresas Florestais, o setor tem  5 mil empresas, entre pequenas, grandes e médias.  Tem perto de 100 mil empregos diretos e mais de 260 mil indiretos. É responsável pelo segundo maior PIB do Estado  e gera 33% da balança comercial catarinense”, informou Cobalchini.

De acordo com Cobalchini, em 2015, segundo os dados da ACR, foram produzidos no Estado 29 milhões de metros cúbicos de toras de madeiras reflorestadas, fazendo de Santa Catarina o segundo maior exportador brasileiro de madeira serrada, com 38% da produção nacional. “E com um detalhe: o setor de base florestal defende a sustentabilidade, com 1,5 hectare de mata nativa para cada um hectare de floresta plantada. Essa preocupação faz de Santa Catarina o estado onde as florestas nativas são mais bem preservadas”, argumentou.

Na avaliação do deputado, para o setor continuar crescendo, gerando emprego e renda de forma sustentável, não basta apenas o esforço dos empresários, verdadeiros abnegados que enfrentam altos tributos e falta de política para o setor. “Precisamos de políticas públicas de incentivo, com impostos e tributos justos para um segmento econômico que está encravado nas regiões menos desenvolvidas do nosso Estado”, enfatizou Cobalchini.

Voltar