Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/05/2017 - 14h26min

Cobachini quer substituição de redes monofásicas no interior

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) pediu ao governo do Estado a aplicação de recursos do novo programa Fundam na transformação das redes de energia elétrica monofásicas, existentes nas áreas rurais do Estado, em trifásicas.

Existem cerca de 40 mil quilômetros de redes monofásicas em todo o Estado, atendendo cerca de 70 mil famílias. A Celesc, de acordo com o deputado, já possui um plano de modificação dessas redes, mas para isso precisa de um aporte de recursos do governo do Estado. 

Cada quilômetro de rede trifásica, conforme a Celesc, tem um custo de R$ 45 mil e a implantação do programa de transformação pode ser executado em parceria entre a estatal, o governo do Estado e os agricultores. 

Na avaliação do deputado, a transformação dessas redes proporcionará uma  melhoria na qualidade da energia, economia na aquisição de equipamentos trifásicos e desenvolvimento das áreas rurais. “Hoje os agricultores não conseguem ter um equipamento trifásico para melhorar suas condições de trabalho porque não existem redes nas áreas rurais.”

Voltar