Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2013 - 17h57min

Celesc quer explicar investimentos no Planalto Norte

Imprimir Enviar

Problemas de fornecimento de energia elétrica no Planalto Norte serão motivo de audiência com o presidente da Celesc Cleverson Sievert, no próximo dia 12 de abril, na Câmara Municipal de Canoinhas. A reunião ficou pré-agendada por sugestão do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que nesta terça-feira (19) recepcionou em seu gabinete dirigentes da Celesc e representantes da região no parlamento estadual. Na ocasião, ficou combinado que prefeitos, vereadores, representantes da indústria e sindicatos serão convidados para a audiência, juntamente com técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que está solicitando a suspensão das obras da nova linha de transmissão de 138 kv da Celesc, entre Canoinhas e Papanduva.

“Estamos recebendo fortes pressões de lideranças por conta de problemas no fornecimento de energia de má qualidade”, explica Aguiar, que elogiou a disposição do presidente da Celesc em atender convite para vir à Assembleia e também para a audiência em Canoinhas. A manifestação do Iphan, que alega falta de detalhamento do projeto da linha de transmissão mas não explica o que pode estar sendo prejudicado, recebeu duras críticas na reunião. “A linha é essencial, todos querem a melhoria da qualidade da energia fornecida às comunidades, e passa sobre plantações de soja, milho, feijão ou áreas de reflorestamento com pinus”, diz Aguiar.

Cleverson, na audiência, pretende fazer uma explanação de investimentos em andamento e adianta que no Planalto Norte também estão parte do investimento em substituição de 6 mil quilômetros de linhas rurais, de monofásicas para trifásicas, a fim de garantir energia melhor no campo, além da aquisição de novos geradores e equipamentos para subestações. Somente na linha entre Canoinhas e Papanduva, o investimento da empresa é de R$ 27 milhões.

 

Voltar