Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2013 - 13h29min

Casas familiares rurais vão receber recursos para contratação de técnicos

Reunião cobra agilidade em convênio que beneficia alunos
Imprimir Enviar

A Secretaria de Estado da Educação vai celebrar novo convênio com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais e do Mar de Santa Catarina (Arcafar), no prazo de 30 dias, para viabilizar a contratação de técnicos que vão acompanhar os alunos em sala de aula e também nas propriedades rurais. O compromisso foi assumido pelo secretário Eduardo Deschamps, durante reunião realizada na quarta-feira, 8,  na sede do órgão na Capital, com  representantes da Arcafar e parlamentares.

O deputado Dirceu Dresch (PT) participou da reunião e fez um apelo ao secretário para agilizar a assinatura do convênio, que vem sendo tratado desde o ano passado. Ele também reiterou a importância das casas familiares rurais para o crescimento da agricultura familiar. “Cerca de 80% dos jovens que recebem formação nesses espaços permanecem nas propriedades. É um ensino diferenciado que entende e respeita as necessidades das pequenas propriedades e fomenta alternativas, como é o caso da produção orgânica”, explicou.

Conforme o coordenador estadual da Arcafar, Gelson Zanella, a expectativa é de que o convênio garanta R$ 1,2 milhão por ano para a contratação de monitores técnicos (agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas). Em Santa Catarina há 19 casas familiares rurais nas quais estudam 850 alunos de 88 municípios. As unidades oferecem ensino técnico e ensino médio regular.

As casas têm como objetivo promover a formação integral no meio em que o estudante se encontra, por meio da pedagogia de alternância. O estudante fica um período interno na escola e outro em casa, colocando em prática o que aprendeu na propriedade rural da família ou na comunidade.

O presidente da Arcafar, Sadi Bao, e o secretário executivo da entidade, José Luiz Schuab, também participaram da reunião, que contou ainda com a participação dos deputados Mauro de Nadal (PMDB) e Luciane Carminatti (PT).

Voltar