Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2019 - 16h31min

Capacitação para o setor cultural chega ao Norte do Estado

Imprimir Enviar

O setor cultural da região Norte será o contemplado na próxima rodada do Seminário Estadual sobre Gestão Cultural. No dia 11 (terça), o evento ocorrerá em Joinville.

O seminário - gratuito - já capacitou mais de 200, entre gestores e servidores da área da cultura, artistas, agentes e produtores culturais das regiões Oeste, Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Planalto Serrano, nos meses de abril e de maio.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc quer ampliar o alcance do Seminário nesta nova rodada. “A gente muitas vezes fica focado só em quem já faz a cultura – artista, produtor, conselheiro, enfim – mas tem uma população toda que pode se envolver, se aproximar, discutir projetos culturais e como captar recursos”, convidou a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão.

Um dos palestrantes, o consultor em projetos de impacto social, Qiah Salla, destacou que várias pastas do governo são impactadas pela decisão de investir em cultura. “O mais importante é a gente quebrar barreiras conceituais, entender que é estratégico investir em cultura, na formação cultural, na formação dos gestores públicos de cultura, nos artistas, porque esse setor movimenta 2,6% do PIB. Esse setor movimenta R$ 155 bilhões em produção anual, ativa os outros 68 setores da economia e gera qualidade de vida e saúde”, alertou Salla, revelando que dados da Organização das Nações Unidas mostram que a cada dólar investido nas áreas sociais significa a economia de três dólares nos sistemas públicos de saúde.

Para tanto, os especialistas devem abordar temas como a elaboração de projetos culturais, leis de incentivo à cultura, Sistema Nacional de Cultura e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. A abertura do Seminário conta com a apresentação do Grupo de Teatro Arte para Todos, de Joinville.

O Seminário Estadual, promovido pela Escola do Legislativo Deputado lício Mauro da Silveira, por proposição da deputada Luciane Carminatti, é fruto de uma articulação com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), colegiado vinculado à Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e conta com o apoio da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e da prefeitura de Joinville. 

Confira a programação completa:

11/06 – Joinville | Sede da Amunesc
• 8h - Credenciamento
• 8h15 – Abertura – Grupo de Teatro Arte para Todos
Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville
• 8h30 - Palestra: “Incentivo à Cultura: Conceitos, panorama e perspectivas” (Qiah Salla)
• 10h - Palestra: “Elaboração de projetos e captação de recursos em termos práticos” (Qiah Salla)
• 12h – Almoço
• 13h30 - Palestra: “Paradigmas do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei Federal 13.019/2014” (Fabiano Domingos Bernardo – Auditor Fiscal do TCE/SC)
• 15h30 - Palestra: “Sistema Nacional de Cultura” (Bia Mattar)
• 17h30 – Encerramento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar