Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/03/2021 - 23h39min

Bruno Souza questiona impacto da pandemia na maternidade Carmela Dutra

Imprimir Enviar
A maternidade é referência para gestantes, porém não possui nenhum leito de UTI adulto.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O Deputado Estadual Bruno Souza (Novo), requereu à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina pedido de informação sobre a maternidade Carmela Dutra, especializada em gestação de alto risco e prematuridade, perante o aumento de casos, desde fevereiro de 2021 de gestantes com Covid-19. Os casos de gestantes vêm se agravando rapidamente, entretanto, a maternidade ainda não conta com profissionais de especialidades clínicas ou médicos intensivistas para atender as pacientes em tempo integral, e nem possui Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos. Outro agravante é a falta de suporte ventilatório.

Bruno observa que a maternidade Carmela Dutra trabalha quase 100% do tempo no limite de suas possibilidades. Desde a comunicação circular 006/2020, de março de 2020, que estabeleceu a maternidade Carmela Dutra como referência para gestantes COVI-19, nenhum investimento ou melhoria foi realizado. “Neste momento é fundamental conhecer quais as estratégias da Secretaria de Estado de Saúde, pois não podemos permitir que as pacientes sejam colocadas em risco de agravamento ou óbitos pela falta de infraestrutura”, pondera.

O deputado aguarda qual a justificativa da SES para continuar estabelecendo a maternidade Carmela Dutra como referência para gestantes com covid-19, bem como qual é a capacidade da maternidade em prestar atendimento às mães, caso venham precisar de leitos de UTI e/ou suporte ventilatório. Os hospitais da Grande Florianópolis estão lotados e a maternidade não possui condições nem ao menos para estabilizar as mães enquanto aguardam transferência.

--
Anna Paula Xavier Cazatti
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(48) 99103-3005

Voltar