Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2021 - 14h12min

Bruno Souza cobra respostas da Secretaria da Saúde sobre a situação em SC

Imprimir Enviar
Deputado Bruno Souza

Criação de leitos de UTIs e atuação do governo são os principais pedidos de informações protocolados pelo deputado

Com o agravamento dos casos e a falta de leitos de UTIs em todo território catarinense, o deputado Bruno Souza (Novo) protocolou na tarde desta terça-feira (02) três pedidos de informação para a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Os pedidos questionam a capacidade remanescente de criação de novos leitos de UTIs por região, a atuação do Estado caso seja esgotada as possibilidades dentro do atual trabalho realizado, a contratação de leitos de UTIs no setor privado – visto que esses hospitais estão com a capacidade de ocupação máxima, bem como questiona a necessidade de contratação de novos profissionais de saúde e quais os processos seletivos para contratação estão vigentes.

No dia 15 de janeiro, o deputado fez o primeiro pedido sobre a situação do estoque de oxigênio hospitalar das unidades do estado e a estimativa do consumo médio. Preocupado com a situação, Bruno solicitou ainda as atas de registros de preços ou contratos administrativos vigentes para a aquisição de oxigênio.

Sem respostas até o momento, o deputado Bruno Souza pressiona por meio das suas redes sociais. “Uma das ferramentas que temos para cobrar os governos são os pedidos de informação. O governo deve responder essas perguntas e, não somente eu como parlamentar, toda a população catarinense tem o direito de saber quais medidas estão sendo tomadas para resolver o colapso e evitar novas mortes em Santa Catarina.”

Desde o início da pandemia, especialistas já haviam deixado claro que uma das medidas mais importantes para salvar vidas era ampliar a capacidade do sistema de saúde com a abertura de leitos de UTI, compra de respiradores e equipamentos de EPIs. “Os 110 leitos de UTI anunciados há oito dias atrás ainda não estão na lista como ativos. Aliás, hoje temos menos leitos que no dia do anúncio! Até quando vamos continuar vendo o número de mortes crescer?”, questiona.
 

Anna Paula Xavier Cazatti
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(48) 99103-3005

Voltar