Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2015 - 13h05min

Biodigestores: Natalino quer implantar programa de aproveitamento dos desejos de suíno

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

O deputado Natalino Lázare (PR), que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa (Alesc), vai propor que a Celesc faça a aquisição da energia originada por matéria orgânica como os dejetos de suínos através de um sistema chamado de Biodigestor, em que o gás metano, também chamado de Biogás, é a fonte para a geração. Ele acredita que o grande volume de matéria prima existente nas propriedades rurais pode ser um aliado na geração de renda e de novos negócios para a agricultura de Santa Catarina.
O número de produtores que utilizam este sistema para o abastecimento das próprias granjas é grande no Estado, mas há casos em que sobra de energia acaba sendo desperdiçada ou jogada nas redes da Celesc sem a devida regulamentação. Além disso, há a possibilidade desta geração ser ampliada caso haja um incentivo a quem está produzindo.
Nesta semana, em audiência com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, Natalino observou o interesse da companhia em utilizar este meio de geração e promover uma parceria com estas propriedades, uma forma também de expandir o portfólio de fontes de energia em que a Celesc atua, já que atualmente 98% da renda da empresa vem da distribuição da energia e não de geração.
Natalino diz que os próximos passos serão dados no sentido de reunir o grupo de produtores e ouvir as demandas existentes no setor, bem como a atual estrutura e a capacidade produtiva que este tipo de geração tem no Estado. "Vamos promover audiências entre os produtores e a Celesc e ainda fazer consultas técnicas para conhecermos o potencial que temos a oferecer, para posteriormente estudar uma legislação e um programa adequado para este tema", disse.
De acordo com o deputado, além de ser um meio ambientalmente correto e sustentável para gerar energia, a utilização dos biodigestores representa uma oportunidade de negócio para os pequenos e grandes produtores, que estão fazendo a sua parte e que necessitam que o poder público também ofereça sua contrapartida neste processo.

Saiba mais
Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (Biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente mineralizado (tratado). O Biogás serve de combustível e é enviado através de canalização para motores, que geram a energia a ser distribuída ou utilizada na propriedade.

Voltar