Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2020 - 16h58min

Berlanda atende municípios do Alto Vale do Itajaí em reunião na Defesa Civil

Imprimir Enviar
Deputado nilso Berlanda

O deputado Nilso Berlanda (PL) esteve em reunião com o chefe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, coronel João Batista Cordeiro Junior, juntamente com o vereador de Agronômica, Ivo Testoni, e do diretor administrativo do Fórum de Soluções das Cheias do Alto Vale do Itajaí, Leon Areco. As solicitações englobam o desassoreamento do rio Trombudo, dentro do município de Agronômica, e do rio Itajaí do Oeste, dentro de Rio do Sul. Além de uma solicitação de estudo de engenharia de viabilidade de um canal extravasor no Salto Pilão, no município de Lontras.

“Há muito tempo esses rios, com as chuvas e o acúmulo de sujeira e entulhos, provocam alagamentos e prejudicam a população das cidades que ficam no entorno. Nesse momento de estiagem é importante que se possa fazer o desassoreamento e a limpeza para que possamos evitar as enchentes. Na Defesa Civil conseguimos as orientações necessárias, mas os municípios do Alto Vale do Itajaí vão precisar de recursos e mais ações para os projetos de desassoreamento e o canal extravasor. Podem contar com emenda nossa para esse ano e vamos interceder junto ao senador Jorginho Mello para agilizarmos os projetos junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA)”, afirma o deputado Berlanda.

Segundo o chefe da Defesa Civil, João Batista, já estão sendo analisados projetos em Rio do Sul e Lontras. Na parte que diz respeito à Trombudo Central, ainda não tem estudo. “O desassoreamento é um pouco mais complexo, mas a limpeza dos rios é de responsabilidade do órgão ambiental de cada Município. Estamos avaliando o canal extravasor e a questão do desassoreamento temos reunião ainda essa semana para tratar de recursos”, explicou o chefe da Defesa Civil, que lembrou ainda que as barragens, às vezes não muito bem vistas pela população, são grandes aliadas para evitar as cheias, além de servirem como reservatório de água para abastecimento das cidades.

 

Josiane Ribas Lanzarin
Assessora de Comunicação
(48) 3221-2645 / 99151-1074


 

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar