Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2020 - 12h44min

Berlanda apresenta proposições em relação à crise do coronavírus

Imprimir Enviar
Deputado Nilso Berlanda
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Preocupado com os diversos setores da economia catarinense e com a repercussão dos efeitos da paralisação das atividades em razão da pandemia do Coronavírus, o deputado estadual Nilso Berlanda (PL), apresentou em plenário oito matérias que tratam da questão.

“Não podemos esperar sentados que o nosso Estado vá à falência. Estamos empenhados em fazer com que tudo volte à normalidade o quanto antes. O comércio já reabriu, mas ainda timidamente e deve levar tempo para se recuperar. Já outros setores padecem pelo descaso do governo do Estado, que paralisou Santa Catarina há mais de 30 dias e poucas respostas deu à sociedade em relação à pandemia. Aliás, o que estamos vendo é uma completa falta de ação. O povo catarinense merece respeito!”, afirma o deputado Berlanda.

Entre as medidas apresentadas pelo deputado estão propostas para auxílio à agricultura, segurança, saúde, educação, economia e solicitando a reabertura de academias, escolas e a realização de missas/cultos, tudo dentro das normas de saúde pré-estabelecidas.

Confira a seguir as propostas do deputado Berlanda:

  • Prorrogação do prazo dos pagamentos do Programa Troca-Troca, bem como dos custeios e dos investimentos disponibilizados aos agricultores catarinenses. Com a queda nos preços dos produtos, a estiagem e, recentemente, com a paralisação parcial dos setores em razão da Covid-19, os agricultores não conseguirão honrar o prazo de quitação de pagamento do Programa Troca-Troca, além dos custeios e dos investimentos.
  • Concessão de desconto no valor das mensalidades da Universidade do Contestado, bem como o parcelamento ou renegociação das dívidas de seus estudantes. Em virtude da pandemia de Covid-19, muitas famílias ficaram sem seus rendimentos e enfrentam dificuldades para o pagamento das mensalidades. Caso não haja desconto no valor das mensalidades ou parcelamento e renegociação das dívidas dos alunos junto à referida Instituição educacional, muitos terão que trancar o curso que frequentam.
  • Reabertura, imediata, das academias de ginástica, observando-se as medidas preventivas necessárias contra o Covid-19. Os serviços oferecidos pelas academias contribuem para a promoção da saúde, aumentando a imunidade dos usuários. Além disso, esse também é mais um setor que está sendo muito prejudicado em detrimento de outros até semelhantes como as clínicas de fisioterapia.
  • Aumento do quadro efetivo da Polícia Militar no Município de Romelândia. O Município tem sofrido com um considerável aumento da criminalidade nos últimos dias, o que causa pânico e insegurança à população local. Romelândia conta apenas com um policial militar efetivo, que não consegue, obviamente, atender à demanda.
  • Reabertura de restaurantes e demais atividades do segmento gastronômico em todo o Estado, observando-se as medidas preventivas à Covid-19. Restaurantes, bares e demais atividades do segmento gastronômico têm perdido estoques devido ao prazo de validade dos produtos. O segmento sofre, ainda, com o descrédito dos fornecedores pela falta de recursos para honrar com os compromissos. E, o índice de desemprego neste setor será catastrófico, com consequências sociais irreparáveis.
  • Liberação da realização de cultos e missas no Estado, observando-se as medidas preventivas necessárias contra o Covid-19, exigidas pela Vigilância Sanitária. As atividades religiosas são de suma importância, visto que a fé exerce papel fundamental, além de proporcionar equilíbrio psicoemocional à população.
  • Retorno das aulas presenciais, observando-se as medidas preventivas necessárias. Em 12 de abril, o governo do Estado emitiu um novo Decreto no qual determinou a continuidade da suspensão de aulas presenciais até 31de maio, o que causará sérios problemas no cumprimento do calendário escolar. O retorno das aulas presenciais, atendidas as exigências da Vigilância Sanitária, é viável e necessário.
  • Reabertura de centros comerciais, shoppings e galerias, observando-se as medidas preventivas necessárias durante a pandemia de Covid-19. O impedimento das atividades dos centros comerciais, shoppings e galerias gera danos irreparáveis ao setor, além de aumentar o índice de desemprego, com consequências sociais irreparáveis.
  • Retorno do Campeonato Catarinense de Futebol, com os portões fechados, respeitando as medidas de prevenção contra a disseminação de Covid-19. A suspensão do referido Campeonato trará danos de grande monta a todos os envolvidos nesse evento, em especial, aos clubes de futebol. A realização do mencionado Campeonato, com portões fechados, a partir do início do mês de maio, é plenamente possível e viável.

Acompanhe Nilso Berlanda


Nilso Berlanda
Voltar