Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/06/2020 - 16h47min

Segurança: PL permite praças da PM pilotarem aviões e helicópteros

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (9) a tramitação do projeto  de lei do deputado Ivan Naatz (PL) que permite a função de piloto de aeronaves, aviões e helicópteros pelos praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, desde que legalmente habilitados pela Agência  Nacional de Aviação Civil (Anac), atividade que atualmente é restrita aos oficiais destas corporações em atividades de segurança pública.

O deputado justifica necessidade  de economia para o estado que gasta com treinamento de oficiais, inclusive de outras unidades da federação, além da contratação de pilotos civis, por resistência dos comandos militares devido a “questões meramente formais por conta de quebra de hierarquia e disciplina interna”. São considerados praças as graduações militares que vão desde soldados, cabos, sargentos até subtenentes.

De acordo com Ivan Naatz, trata-se ainda de uma antiga reivindicação da categoria dos praças que têm formação na área e pagam do próprio bolso pelo treinamento. O projeto tem o apoio da Aprasc – Associação de Praças Santa Catarina. Segundo a entidade, atualmente já existem nas corporações praças qualificados que poderiam ser incluídos no quadro de pilotos, tanto do Corpo de Bombeiros como da Polícia Militar, e que se fossem aproveitados em suas unidades trariam de imediato uma economia de R$ 11 milhões ao Estado. O deputado proponente observa que outros estados do país como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Goiás, já adotam essa prática.

Comunicação Gabinete

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar