Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/05/2017 - 18h01min

Audiência pública em Lauro Müller expõe contrariedade à anexação de áreas

Imprimir Enviar
Audiência pública em Lauro Muller

A noite de quinta-feira (27) entrou para história do município de Lauro Müller, que sediou audiência pública da Assembleia Legislativa de Santa Catariana para discutir sobre os reflexos da inclusão de áreas territoriais do município de Lauro Müller e região na ampliação do Parque Nacional de São Joaquim.

Cerca de mil pessoas compareceram ao Salão de Festas da Igreja Matriz e defenderam de forma unânime que seja incluída a Emenda Parlamentar que determina que Lauro Müller e outros municípios da região não sejam inseridos na ampliação do parque. A audiência foi proposta pelo deputado João Amin (PP), em requerimento aprovado pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

Foi um encontro surpreendente. Segundo o parlamentar, "no período em que estou como deputado, nunca participei de uma audiência com tanta participação popular. Nós, enquanto Assembleia Legislativa, não poderíamos nos omitir de participar de discussão desta natureza e ouvir o anseio das pessoas."

Representante da região mais afetada com a iniciativa, o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella,  afirmou que enquanto estiver a frente do município lutará incansavelmente para que Lauro Müller não perca nenhuma área de terra. Prestigiaram o evento também os prefeitos de Grão Pará, Marcio Borba Blasius, e de Bom Jardim da Serra, Serginho de Oliveira, que também se manifestaram contrários a expansão do parque, que é uma área de responsabilidade da administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

O Poder Legislativo de Lauro Müller foi representado na ocasião pelo vereador presidente, José Cambruzzi,e pelo vereador Anderson Antonio Bez Batti, provocador da audiência junto ao gabinete do deputado João Amin.

Dezenas de manifestações contrárias à expansão do parque foram apresentadas por moradores de Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e Urubici. Entre os depoimentos estavam dos líderes do movimento Claúdio Lottin e Paulo César Freiberger, que apresentaram os reflexos negativos que o parque causaria  se viesse sobrepor os municípios da região.

O depoimento do morador de Bom Jardim da Serra, Leandro da Silva, foi bastante importante na audiência. Ele falou dos inúmeros prejuízos já causados pelo Parque de São Joaquim, tanto para o município de Bom Jardim como de Urubici, que atualmente já possuem áreas gerenciadas pelo ICMBio e que nada tem contribuído com estes município, pelo contrário, tem causado prejuízos com as inúmeras restrições impostas.

Mesmo com grande pressão popular existente no local, o analista ambiental e chefe do Parque de São Joaquim, Paulo Santi, representando o ICMBio, procurou justificar o motivo do grande interesse na ampliação do parque. Segundo ele, "a Coordenadoria de Criação de Unidade e diretoria do ICMbio juntamente com Ministério do Meio Ambiente trabalharam para conciliar um traçado viável para os aspecto de conservação da biodiversidade, aliado ao turismo responsável e educação ambiental”, acrescentando que não há por parte do ICMBio interesse na administração da Serra do Rio do Rastro, pois o órgão já cuida de outros locais voltados para turistas.   

Todo material coletado durante a audiência será encaminhando formalmente para o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, para que defenda que seja mantida a Emenda Parlamentar que está na Medida Provisória 756, atendendo as solicitações da comunidade de todos os municípios atingidos pela ampliação do parque, agora com posição oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. (com informações de Samuel Madeira - Assessor de Comunicação - Governo do Município de Lauro Müller)

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar