Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2017 - 17h22min

Audiência pública discute ações de combate ao roubo de cargas

Imprimir Enviar

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa - presidida pelo deputado João Amin - realizou, na noite de ontem, audiência pública na cidade de Itajaí para tratar do alto índice de roubo de cargas na região. Na ocasião, ficou definido que a Comissão vai encaminhar o documento produzido na reunião ao governo do estado e aos órgãos competentes com intuito de cobrar ações efetivas de combate a este tipo de crime.

Só em 2017 foram 129 ocorrências em Santa Catarina, sendo que as BRs 101 e 470 são os alvos preferenciais da quadrilhas que agem fortemente armadas. Vale do Itajaí e o Norte catarinense são as regiões com maior número de casos, sendo que produtos alimentícios,cigarros, eletrodomésticos e produtos farmacêuticos são as cargas mais roubadas no estado.

O deputado João Amin, destacando números apresentados pela Fetransesc, afirmou que nos últimos 10 anos o roubo de carga em Santa Catarina aumentou 274%. "E nos últimos 18 anos mais de R$ 13 bilhões em produtos foram retirados da economia catarinense".

Na mesma direção, o vereador Thiago Morastoni (PT), salientou que a média de ocorrências só em Itajaí ultrapassa 40 por semestre. "Com apenas dois policiais civis para investigar o roubo de cargas em Itajaí a tendência é que os números só aumentes", afirmou.

Presidente da Fetransesc, Ari Rabaiolli, argumenta que o setor tem tido iniciativas para coibir as ações criminosas, mas é preciso ir além. "As mercadorias roubadas vão para a prateleira e sem nota. Com isso há uma renúncia fiscal duplicada no estado". O presidente pediu aos deputados João Amin e Romildo Titon (PMDB) que tiveram a iniciativa da audiência, apoio ao Projeto de Lei 53/2017, que prevê a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada.

Vereador de Itajaí, Fernando Pegorini (PP) também cobrou maior efetivo policial para a região, principalmente pelo alto índice de ocorrências. "Por ser uma cidade portuária e as margens da BR 101, Itajaí tende a sofrer com este tipo de crime, que prejudica não a economia catarinense como um todo".

Pegorini ainda lembrou que muitos caminhoneiros que saem da cidade com carga não chegam ao destino final, tendo em vista que Paraná e Rio de Janeiro também tem um índice de roubo de cargas alarmante. Delegado da Polícia Civil responsável pelas investigações de roubo de cargas no Vale do Itajaí, Anselmo Cruz fez uma comunicação que trouxe esperança aos empresários e trabalhadores do setor. "A Polícia Civil está criando uma diretoria, veiculada ao DEIC, especializada no combate ao roubo de cargas, o que deverá aumentar ainda mais o combate a criminalidade em Santa Catarina".

 

Gabinete Deputado Estadual João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar