Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/12/2017 - 16h23min

Audiência define ações em prol do fortalecimento da Epagri e da Cidasc

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch na audiência em Chapecó

A defesa da manutenção do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar de Chapecó (Cepaf) e a realização de seminários regionais para debater o fortalecimento das empresas públicas vinculadas à Secretaria da Agricultura e Pesca de Santa Catarina foram ações definidas na audiência pública realizada nesta segunda-feira (5), em Chapecó. Durante o debate, promovido pela  Comissão de Trabalho e Serviço Público da Assembleia Legislativa, também foram apontados os problemas enfrentados pelos servidores da Epagri e da Cidasc, tais como a falta de pessoal e de investimento do governo do Estado.
Conforme o deputado Dirceu Dresch (PT), proponente do debate, o objetivo dos seminários regionais é  apurar a demanda dos trabalhadores e a realidade dos órgãos em cada região. "Será produzido um rico diagnóstico que servirá de base para uma pauta de reivindicações ao governador.  Infelizmente, a situação é muito grave  Há um sucateamento da Epagri e da Cidasc, servidores não são valorizados e há uma perda intelectual muito grande devido às aposentadorias de pesquisadores." Como exemplo, o deputado citou que dos 600 trabalhadores que aderiram ao último PDV,  menos de 300 postos foram recompostos. No Cepaf de Chapecó, o número de servidores hoje é 50% menor que há uma década.
Outro exemplo que evidencia o descaso com o setor  pode ser visto no orçamento do Estado. Enquanto a agricultura representa 30% do PIB catarinense, o governo destina ao setor pouco mais de 1% em investimento. "A Epagri e a Cidasc precisam suprir a demanda crescente da agricultura familiar por mais tecnologia, conhecimento, formação  em áreas como a agroecologia, e atuar em desafios como a questão da sucessão das propriedades e na geração de renda. O estado não pode negligenciar um setor que é a mola propulsora do agronegócio e da economia catarinense", analisa Dresch.
Cepaf
Os participantes do evento foram unânimes em defender a manutenção Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar de Chapecó (Cepaf). A unidade foi criada em 1983, com o objetivo de desenvolver e difundir tecnologias para pequenos produtores da região.  A área ocupada pela instituição é cobiçada pelo mercado imobiliário. Na audiência foram defendidas ações de integração para aproximar a comunidade da instituição. Conforme as sugestões, a  sociedade só defende o que ela conhece, por isso é preciso abrir os portões e fazer com que a instituição faça parte da vida das pessoas, seja com cursos, visita de escolas ou mesmo a criação de uma horta comunitária no espaço.
 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch  - Líder da Bancada do PT na Alesc
Fone/Whatsapp: (48) 999440190

Voltar