Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2013 - 17h46min

Audiência pública avalia os primeiros meses da Defensoria Pública em SC

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT). FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Na próxima segunda-feira (20), a Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher, a pedido da Associação Nacional de Defensores Públicos, realiza audiência pública para avaliar os primeiros meses e debater a Defensoria Pública de Santa Catarina. O evento acontece às 17h30, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa. De acordo com a propositora da audiência, deputada Luciane Carminatti, será o momento de avaliar o serviço para que o serviço de defensoria realmente atenda a demanda jurídica existente.

Os trabalhos da Defensoria Pública foram iniciados no dia 9 de abril com a posse dos primeiros 45 defensores públicos. Na ocasião a deputada Luciane destacou que o número era muito inferior à demanda existente no estado e sugeriu realizar audiência pública para avaliar a primeira etapa, que é a implantação da defensoria. Foram aprovados em lei 60 cargos, somente 45 foram empossados, que foram distribuídos em apenas sete cidades (Lages, Joinville, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Florianópolis e Itajaí).

“Queremos avaliar de que forma o trabalho está acontecendo, como é e onde funciona a estrutura da defensoria nas cidades. Além disso, vamos apresentar sugestões, pois recebemos reivindicações de várias regiões que solicitam o serviço da defensoria”, relata Luciane. A deputada destaca que há mais 112 candidatos aprovados aptos para tomar posse e começar a defender a população catarinense.

“Portanto, a segunda etapa para a instalação da defensoria pública é a nomeação desses candidatos. São 293 municípios e é inconcebível que apenas seis regiões tenham defensores. O serviço precisa chegar aos pequenos municípios com a mesma qualidade e estrutura dos demais”, ressaltou Luciane.

Santa Catarina foi o último estado da federação a instalar a Defensoria Pública. Só a fez para cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal.

Francelise Martini
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Estadual Luciane Carminatti

(49) 8404-3460
(48) 9911-0347

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar