Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2019 - 15h12min

Audiência pública aborda alto custo das tarifas de energia em Urussanga

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O município de Urussanga tem a energia elétrica mais cara de Santa Catarina e a quarta mais cara do Brasil. Com base nesses dados, o deputado João Amin (PP) solicitou a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa uma audiência pública para tratar do tema. O encontro acontece amanhã (16), às 18h30, na Sociedade Recreativa de Urussanga.

Por diversas vezes os moradores do município realizaram manifestações e solicitaram providências. As autoridades públicas municipais também têm questionado os valores exorbitantes das faturas de energia, que fazem com que as empresas instaladas na cidade se mudem para outras com tarifa mais barata. Além disso, dificilmente novas empresas se instalarão em Urussanga, o que acarreta na queda na arrecadação e aumento do desemprego.

Segundo o deputado João Amin, “a empresa que presta o serviço de energia elétrica em Urussanga não tem os subsídios que as cooperativas que trazem energia elétrica para os municípios vizinhos possuem e quem paga os valores desta discrepância é a população do município. Em alguns casos, os preços praticados pelas cooperativas chegam à metade do valor praticado em Urussanga”.

A luta da população, do prefeito e vereadores de Urrusanga é antiga. Em 2018, por exemplo, o vereador José Carlos José, o Zé Bis, levantou um abaixo assinado com mais de 6 mil assinaturas. O objetivo seria incluir as empresas concessionárias de pequeno porte como recebedoras do subsídio que as cooperativas recebem. Já foram feitas reuniões em Brasília e na Celesc para tratar do assunto.

O setor energético nacional é administrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e esta confirmou a vinda de um representante para a audiência pública da próxima sexta-feira. Isso é um passo importante na tentativa de resolução da questão, pois é interessante que a agência ouça a população e os políticos para se engajarem na resolução deste grave problema.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar