Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2017 - 13h47min

Atuação e valorização da Enfermagem e do SUS na pauta do Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Profissionais e estudantes lotaram Auditório Antonieta de Barros durante audiência pública proposta pela deputada Ana Paula Lima

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais e estudantes de Enfermagem de todo o estado lotaram o Auditório Antonieta de Barros, na manhã desta terça-feira, 31, durante audiência pública para debater o atendimento à população na rede de atenção básica de saúde. A realização é da Comissão de Saúde, atendendo proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).

A audiência pública tratou dos efeitos no atendimento à população na atenção básica, em função de liminar - derrubada no dia 18 de outubro - que suspendeu parcialmente a Portaria 2.488/2011, do Ministério da Saúde. Decisão que impactou na atuação dos profissionais de Enfermagem, com relação à solicitação de exames de rotina.

“Temos de estar vigilantes na defesa dos direitos”, destacou a deputada Ana Paula, observando que, caso a decisão judicial seja mantida, vai representar “um retrocesso no Sistema Único de Saúde e um caos na saúde pública em Santa Catarina e no país”.

Isso porque exames de rotina na prevenção, identificação e tratamento,  como pré-natal, coleta de material para exame preventivo de câncer uterino, hepatite C, HIV, sífilis, tuberculose, diabetes, hanseníase e doenças suxualmente transmissíveis, não poderão mais ser feitos por enfermeiros.

“A Enfermagem zela pela saúde nos hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas, mas especialmente na atenção básica”, acrescentou a enfermeira Helga Regina Bresciane, presidente do Conselho Regional de Enfermagem – Coren SC. “Fazemos saúde com qualidade; cuidamos de pessoas, não de doenças”.

Encaminhamentos
Profissionais de Enfermagem de Santa Catarina aprovaram, ao final da Audiência Pública, uma moção a ser encaminhada ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e aos conselhos regionais, solicitando que retirem da pauta do Judiciário ação que suspende parcialmente a Portaria 2.488/2011, do Ministério da Saúde.

Também deliberaram sobre a criação de um grupo de trabalho, coordenado pelo Conselho Regional de Enfermagem – Coren SC e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermieros Obstetras – Abenfo SC, com a participação do gabinete da deputada Ana Paula Lima, para mobilização permanente da categoria. Além de trabalhar para um dia estadual de mobilização.




Assessoria de Comunicação
(48) 3221-2680 / Lucimara Cardozo - Gabinete Ana Paula Lima
(47) 3326-2782 / Irene Huscher - ER Blumenau

Voltar