Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/07/2017 - 13h56min

Ato na Alesc marcará Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa sediará, na terça-feira (25), a partir das 19 horas, um ato para marcar o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A iniciativa é da União Nacional de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), em parceria com o mandato do deputado Cesar Valduga (PCdoB), e pretende abordar a violência, preconceito e segregação das mulheres negras.
O ato acontecerá no Plenarinho Paulo Stuart Wright, e conta com apresentações culturais, uma mesa redonda com o tema “A luta das Mulheres Negras na conjuntura atual”, e homenagem a mulheres negras que tem se dedicado ao enfrentamento ao racismo e extermínio da população negra das periferias.

A data
A Lei nº 12.987/2014 foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.

Voltar