Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/08/2015 - 17h42min

Assembleia presta homenagem ao Badesc pelos 40 anos de fundação

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de terça-feira (25), Sessão especial em homenagem aos 40 anos de fundação da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). A solenidade, proposta pela Mesa Diretora do Parlamento, foi aberta pelo presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio (PSD) e depois conduzida pelo deputado Mário Marcondes (PR), 4° Secretário da Casa, que destacou a contribuição da instituição para Santa Catarina. “O Badesc cumpre exemplarmente, há 40 anos, o seu papel na promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável, em benefício da comunidade catarinense", frisou Marcondes.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, Olívio Rocha, a instituição tem, atualmente, uma carteira de crédito de R$ 678 milhões e cerca de 3 mil operações ativas. "Comemoramos quatro décadas de história, que se confunde com o crescimento do estado, especialmente da força da indústria, do agronegócio, do comércio e de tantos outros vetores econômicos pelos quais o Badesc atuou para nascerem, crescerem e prosperarem. O Badesc olha para o passado com pés firmes no presente e planeja estrategicamente o futuro."


Rocha ressaltou o êxito de programas como o "Badesc Fácil", que financia projetos de todos os setores da economia catarinense de forma rápida, segura e sem burocracia. Também comentou sobre o "Juro Zero", destinado ao microempreendedor individual (MEI), com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia. O outro programa citado foi o "Badesc Cidades", que apoia a realização de obras de infraestrutura e melhoria dos serviços nos municípios catarinenses com financiamentos de médio e longo prazos.

A atuação da instituição, inicialmente como banco de desenvolvimento e, a partir de 1999 como agência de fomento, foi evidenciada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. "São duas fases distintas. A primeira, com uma ação incisiva no financiamento de empresas e municípios catarinenses. A segunda, na qual aprofundou ainda mais sua atuação no campo econômico e social e desfraldou a bandeira do microcrédito."

Côrte salientou as diversas linhas de crédito oferecidas pela instituição, com destaque para as voltadas às empresas de pequeno porte. "O Badesc democratizou o acesso ao capital, como pode testemunhar um grande contingente de pequenas empresas, que consegue acessar os recursos sem muita burocracia. O exemplo mais marcante são as operações de microcrédito, que impulsionam as atividades empreendedoras.”

Os deputados Antonio Aguiar (PMDB), e Gabriel Ribeiro (PSD) também participaram da solenidade e ressaltaram a colaboração de todos os profissionais que atuaram na instituição. A solenidade foi prestigiada ainda, pelo secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), José Cláudio Caramori; diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Luiz Mário Bratti; e diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Neuto De Conto; além de funcionários, ex-presidentes e diretores da instituição homenageada.

Homenageados
O Poder Legislativo prestou homenagem ao Badesc, na figura do diretor-presidente, Olívio Rocha, e a nove entidades que colaboraram para o desenvolvimento da economia catarinense.

·         Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), representada por Glauco José Côrte

·         Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), representado por Guilherme Zigelli

·         Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representada por Alaor Francisco Tissot

·         Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred/SC), representada por Júlio Burigo

·         Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), representada por Marcelo Brognoli

·         Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), representada por Ivan Roberto Tauffer

·         Federação Catarinense de Municípios (Fecam), representada por Hugo Lembeck

·         Associação dos Servidores do Badesc (Asbadesc), representada por Ubiratan Ferreira

·         Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), representada por Carlos Alberto Pintarelli

 


Colaboração: Ludmilla Gadotti
AGÊNCIA AL


Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar