Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/08/2017 - 14h43min

Assembleia Legislativa realiza 2º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto a Assembleia Legislativa realiza o 2º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. O evento é uma proposição da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que tem o aleitamento materno como uma de suas bandeiras como parlamentar.

O congresso faz parte das ações do Agosto Dourado, realizadas no mundo inteiro com o intuito de debater, promover, proteger e dar apoio ao aleitamento. Irá discutir temas especiais envolvendo as políticas públicas voltadas para a promoção do aleitamento materno, assim como verificar a eficácia de sua aplicabilidade nos equipamentos sociais à luz das leis trabalhistas relacionadas ao aleitamento: licença maternidade, prorrogação da licença maternidade, direitos de amamentar durante a jornada de trabalho, garantia de creche para o bebê e Banco de Leite Materno.

“A promoção do aleitamento materno sempre foi prioridade para as instituições de saúde. A amamentação é um dos assuntos mais importantes na pauta de preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de todos os organismos estatais que se preocupam com a saúde pública. Por isso a importância de realizar um evento nessa área”, explicou a deputada.

Irão participar autoridades do setor público, justiça, saúde, educação, cultura, habitação, entre outros que, de alguma forma, maneja ou é responsável pela aplicabilidade da lei que protege o aleitamento materno  afim de apresentar as políticas públicas e sugestões de melhorias, na promoção e incentivo do aleitamento materno.

“Nos países pobres, é assunto absolutamente prioritário e significa a diferença entre sobreviver e morrer para milhares de crianças. Os países ricos também tratam a amamentação como prioridade”, afirma o médico pediatra Cecim El Achkar.

O evento será realizado em parceria com a Associação de Pediatras do Hospital Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Qualirede - Gestão de Planos de Saúde, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis (Conamas), Associação Brasileira de Enfermeiros Obstretas Neonatais e Obstetrizes de Santa Catarina.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site  http://escola.alesc.sc.gov.br. A primeira edição foi um sucesso com a participação de quase 500 pessoas.
 

Voltar