Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2012 - 12h54min

Assembleia Legislativa faz homenagem ao Centenário da Guerra do Contestado

Imprimir Enviar
Deputado Saretta com Rosalina Cristina Ferreira de 107 anos, uma das homenageadas

O deputado Neodi Saretta (PT) participou nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, da sessão solene alusiva aos 100 da Guerra do Contestado. O evento reuniu representantes dos 40 municípios que fazem parte da região do contestado, alem de historiadores e personalidades, como Rosalina Cristina Pereira, de 107 anos, filha de combatente da guerra.
Saretta é autor do projeto de lei que instituiu o dia 22 de outubro de 2012 como a data do centenário da Guerra do Contestado.  “A lição está estampada na cultura e nas marcas que hoje se erguem por todo o território como marcos e referências turísticas porque resgatam um dos mais importantes episódios da história brasileira. Os fatos históricos e culturais inerentes à Questão do Contestado, associados à natureza e aos produtos da região, constituem importante roteiro turístico regional”, disse o deputado.
O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares, dos poderes federal e estadual, e terminou em massacre e rendição em massa dos sertanejos que, embora tivessem sido motivados pelas primeiras vitórias, não puderam resistir à superioridade bélica das forças repressivas.
Alem da entrega de placas, grupos culturais mostraram um pouco da historia do Contestado.

Foto: Susana Rigo

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar