Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2017 - 13h45min

Assembleia homenageia Planetapéia de Blumenau pelos 30 anos de atividades

Imprimir Enviar
O Planetapéia é uma das atrações dos desfiles da Oktoberfest e já se apresentou em outros países. FOTO: Divulgação

Nesta terça-feira (5), às 18 horas, ato solene promovido no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina presta homenagem aos 30 anos do Planetapéia. Serão entregues placas de Moção de Aplauso ao criador dos brinquedos que fazem a alegria da Oktoberfest, o empresário Nerino José
Furlan, e à Associação Recreativa Desportiva e Cultural Planetapéia de Blumenau. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Jean Kuhlmann.

O Planetapéia atrai multidões por onde passa, já tendo desfilado em vários lugares do Brasil e em países como Alemanha, Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, Vaticano, China e Dubai. Com alegria e muita criatividade, Nerino Furlan aproveitou a infância de seus três filhos brincando com uma bicicleta diferenciada que ele construiu para passear pelas ruas de Blumenau.

Admirador da Oktoberfest, sempre sonhara em participar dos desfiles da Rua XV de Novembro. Em 1987, o Nerino enfeitou a sua bicicleta, convidou três amigos que se trajaram de alemão e foram juntos até a concentração dos desfiles, e conseguiram espaço nos desfiles. A primeira bicicleta, chamada de Centopeia, foi sendo ampliada a cada ano para comportar mais participantes, e logo se tornou um brinquedo mais sofisticado. Nerino tomou gosto, e logo outras atrações foram projetadas e construídas, como a Bondepéia, a Fuscopteropéia, a Bondepéia, o Fuscopteropéia e a Vikingpéia.

Assim, surgiu o Planetapéia, que é o conjunto de brinquedos motorizados e ciclísticos, mais nove bonecos gigantes idealizados por Nerino. Em 2005, foi criada a Associação Planetapéia, organizando e gerindo as apresentações do Planetapéia de forma profissionalizada. Hoje, a
entidade é presidida pelo empresário Marcelino Campos.

"O Planetapéia tornou-se uma atração que vai além dos desfiles da Oktoberfest, alegrando o público em várias festas e eventos, tanto nacionais como internacionais.  Graças à visão e ao trabalho árduo de Nerino Furlan e da Associação Planetapéia, o nome de Blumenau e de Santa Catarina tornou-se conhecido mundo afora", destaca Jean.

Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 99119-9592

Voltar