Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2014 - 18h04min

Assembleia aprova moção de Ana Paula em apoio aos avicultores do sul de SC

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira-feira (24), moção apresentada pela deputada  Ana Paula Lima (PT) em apoio aos avicultores da região Sul de Santa Catarina, que estão insatisfeitos com as condições de produção impostas pela agroindústria e com o não cumprimento de acordos firmados. Na moção, a Assembleia “apela pelo cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa JBS Aves perante o Parlamento Catarinense, de garantir a reabertura das negociações coletivas com a Associação dos Avicultores da Região Sul de SC e de proporcionar melhorias na condições de trabalho e na remuneração, por ave, aos avicultores integrados”
   Ao justificar a apresentação da moção, a deputada disse que tem acompanhado a luta de centenas de famílias, que atuam na avicultura. “São produtores que buscam a mudança de uma realidade. Não é possível garantir o lucro para a agroindústria à custa do sacrifício dos produtores, gerando problemas sociais gravíssimos em um estado que já esteve em primeiro lugar na exportação de frangos”, declarou a parlamentar . Atualmente, o Paraná é o primeiro estado como exportador de aves e SC ocupa o segundo lugar.
   De acordo com o presidente da Associação dos Avicultores do Sul do Estado, Emir Tezza, a JBS, empresa que domina o mercado na compra de frangos na região, “tem se mostrado intransigente, dificultando a negociação conosco. E, depois que conseguimos reunir com os representantes da empresa e estabelecer um diálogo, o que foi acordado não chegou a ser cumprido”. Entre as principais reivindicações estão o aumento no preço do produto. “Queremos um reajuste de R$ 0.51 para R$ 0,80 o preço da ave e a reabertura de aviários fechados”, disse o presidente.
   Após anos tentando uma negociação com a agroindústria, a Associação dos Avicultores buscou o apoio da deputada Ana Paula para tornar pública a crise vivida no setor e encontrar uma solução para o impasse. Por proposição da parlamentar, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública em Nova Veneza, em setembro de 2013. Na audiência, participaram mais de 400 pessoas entre produtores, autoridades e representantes da JBS. “Ouvimos relatos dramáticos sobre os problemas na avicultura. Famílias inteiras tendo seus aviários fechados e sem poder pagar suas dívidas junto aos bancos porque o preço do produto não compensa o investimento”, disse Ana Paula.
   “A Associação não está mais sozinha”, destacou a deputada, na ocasião. Foi formado um grupo de trabalho e marcada nova audiência, desta vez na Assembleia Legislativa. “Ficamos aliviados pela abertura do diálogo e acreditamos que haveriam avanços. Lamento saber que os avicultores continuam sendo desrespeitados”, declarou.

Legenda da foto: Deputada Ana Paula na audiência pública que reuniu mais de 400 pessoas, em Nova Veneza
Crédito da foto: Solon Soares/Agência AL

Linete Martins
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula Lima
(48) 3221-2680

Voltar