Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2013 - 15h38min

As crianças como agentes de prevenção da saúde alimentar

Imprimir Enviar
Deputado Volnei Morastoni (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, abriu a pouco (17/10) a reunião da Comissão com a participação da presidente da Associação Transdisciplinar, Maria Neves Alves, de Bragança, Portugal, que apresentou projetos sobre educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania, com destaque para educação alimentar para crianças no Ensino Fundamental. A Transdisciplinar é associada a Instituição Passerelles.inf, da França, que desenvolveu os projetos “Conviver com o Sol” e “Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde: educação alimentar na escola”. Os dois projetos são desenvolvidos em vários países e, em Portugal, por meio da Associação Transdisciplinar.

Para Morastoni, o contato com experiências bem-sucedidas poder ser uma alternativa para desenvolver projetos que contribuam para a qualidade da saúde dos catarinenses. “A intenção é estabelecer possíveis parcerias com essas entidades a fim de implementar políticas e ações com vistas à educação, promoção e prevenção em saúde no Estado”.

Aprendizado colocando as mãos na massa
Durante a palestra, Maria Neves apresentou os dois projetos – “Conviver com o Sol” e “Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde: educação alimentar na escola” – que são aplicados em escolas através do método “Mãos na Massa”, inspirado no educador francês Célestin Freinet (1896-1966), que acreditava que nenhum conhecimento prévio pode substituir a reflexão autônoma de quem “põe a mão na massa”.

Maria Neves fez vários relatos, entre eles de uma experiência com crianças em fase escolar para mostrar a quantidade de açúcares que se ingere. O desafio era mostrar que a conjugação água fria e gaseificada causa sensação de frescor, mascarando a quantidade de açúcar no refrigerante. Para mostrar, a professora deixou que as crianças provassem vários copos com água, todos com a mesma quantidade de açúcar, alterando somente a temperatura, sendo que um deles a água era gaseificada. Ao final do experimento, a professora perguntou qual era mais doce e imediatamente as crianças identificaram o copo com água em temperatura ambiente.

Dessa forma, explica Maria Neves, “o conhecimento deve ser apreendido colocando as mãos na massa. As crianças, assim, aprendem no contato direto e se tornam agentes de prevenção”. A ideia “é que as crianças efetuem uma síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo das sessões e partilharem com outras pessoas”, acrescenta Maria.

Projeto “Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde: educação alimentar na escolar”
O módulo “Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde: educação alimentar na escola” é dividido em quatro unidades: Movimentar-me, para quê?; A higiene é muito importante?; Alimentar-me bem, mas como?; Beber, mas saber o quê?. Em cada uma dessas unidades, crianças do ciclo do ensino básico realizam atividades que estão articuladas com um objetivo de aprendizagem. Na unidade Alimentar-me bem, mas como?, as crianças realizam uma atividade de seleção de alimentos, descrevendo se gosta ou não, o que permite tomar consciência da tendência comum a privilegiar uma alimentação pouco variada e a preferir produtos com elevado teor de gordura e açúcar.

Projeto “Conviver com o sol”
O módulo “Conviver com o sol” é dividido em três níveis: Sol e Saúde; Sol e Sombras; Sol e Proteção. Nos três níveis, as crianças passam por experiências para identificar os efeitos positivos e negativos do sol; descobrem algumas propriedades da sombra; compreendem que o tamanho da sombra depende da altura do sol; tomam consciência de que a proteção do sol exige um amplo conhecimento para não deixar de se apropriar dos seus benefícios.
 
À tarde, Maria Alves prosseguirá com a palestra e ao final o deputado Volnei Morastoni fará sugestões e encaminhamentos, tendo em vista possíveis parcerias. “Meu objetivo é estabelecer uma relação entre as associações Transdisciplinar e Passerelles.inf com as secretarias de estado da Educação e da Saúde, além de parcerias com organizações sociais comprometidas com a temática”.


Assessoria do Deputado Volnei Morastoni
Texto e fotos: José Isaías Venera - DRT SC 01522 JP
imprensavolneimorastoni@gmail.com
(47) 9912-0373

Assessoria de Imprensa do Deputado Volnei Morastoni
Facebook: facebook.com/comunicacaovolneimorastoni
Assessores: Luana Pompeo (47) 9980.9031 - (47) 9922.8644 | José Isaías Venera (47) 9912.0373
Gabinete do Deputado Volnei Morastoni
Rua Jorge Luz Fontes, 310, Gab. 107 - Centro – Florianópolis
Tel. (48) 3221-2737 / 3221-2739
Gabinete Regional
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveria, 33, Centro, próximo ao Herbário, Itajaí
Tel. (47) 3249-0213

Voltar