Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2020 - 17h35min

“As barragens e o direito à água”: Debates de Fabiano da Luz em defesa de SC

Imprimir Enviar
FOTO: Divulgação

Pelas comunidades catarinenses, brasileiras e por novas alternativas: o mês de março é um convite para intensa reflexão. Especialistas de diversas áreas vinculadas na defesa da terra, do campo e da água movimentam debates durante todo o mês.

O calendário político, educativo e social é pautado pelas datas de 14/03, Dia da Luta contra as Barragens, e 22/03, Dia da Água. Os desastres na mineração que atingem o planeta, e acometem a vida dos cidadãos brasileiros, fazem refletir sobre os impactos econômicos e os limites morais e éticos de interferência no solo brasileiro. Como prevenir tragédias ambientais em nosso Estado? Este também é nosso compromisso na Assembleia Legislativa.
Quando o lar do brasileiro é ameaçado por qualquer construção, ou a água parece escassa, a dignidade humana é ignorada: o desabafo fez parte de relato de Expedito, morador de Bento Rodrigues, distrito de Mariana destruído por rompimento de barragem da Samarco. Também recentemente, a professora Andrea Zhouri, durante o Seminário sobre segurança de barragens de rejeitos, afirmou. “A frase é complexa, exprime um problema difícil e o drama vivido pelas pessoas atingidas nos episódios de rompimentos de barragens em Minas Gerais. Elas ainda buscam o reconhecimento de que existe uma vida que foi solapada pelas mineradoras”.
A reflexão faz parte da obra "Desastre e a perspectiva humana". A qualidade da água nas comunidades atingidas é outro aspecto a ser analisado. O objetivo das políticas públicas, construídas coletivamente pelos gestores e a sociedade, com o apoio de movimentos sociais fundamentais nesta luta, é garantir maior abrangência na avaliação e transparência dos impactos gerados em nossos municípios.

Fabiano da Luz
Deputado Estadual
Coordenador da Frente Parlamentar das Barragens e do Fórum em Defesa pelas Energias, Água e Solo

 

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar