Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/06/2015 - 18h33min

Artigo: Turismo Religioso: Valorização e investimento

Imprimir Enviar
Deputado Leonel Pavan FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo , tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos, como é o caso neste período do feriado de Corpus Christi. O momento é oportuno para lembrar a necessidade de maior valorização e investimento na estruturação do turismo regional e religioso catarinense, que tem em Nova Trento, cidade de Santa Paulina, o – segundo destino religioso mais procurado do Brasil.

Além disso, em toda Santa Catarina, há 22 santuários e uma centena de destinos de peregrinação católica, envolvendo 70 municípios. A crescente participação de público em eventos do gênero mostra o potencial do turismo religioso como um dos segmentos que mais crescem em nosso Estado. Somente Nova Trento recebe mais de 800 mil visitantes por ano e com isso é beneficiado também o turismo de compras na vizinha São João Batista, produtora de calçados. 

O contexto e o rico potencial reforça a necessidade de retomar a discussão sobre ações de marketing que as cidades devem adotar para atrair ainda mais peregrinos como alternativa de fomento ao turismo regional em todo o estado. Há ainda necessidade da criação de novos roteiros que valorizem os entornos das cidades pólo de turismo religioso com o fortalecimento da infra-estrutura e divulgação.

É importante que o setor turístico seja trabalhado forma ampla nestas regiões, indo além da potencialidade religiosa, valorizando as características étnicas e culturais de cada uma destas cidades, como produtos agrícolas e artesanais entre outras atividades que possam estimular o turismo interno.

O foco e os investimentos devem ser reforçados pelo governo, prosseguindo um trabalho que iniciamos no governo estadual ao lado do saudoso, ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Atualmente, cerca de 12,5% de toda a riqueza produzida em Santa Catarina provém do turismo. 

Os números deixam claro o peso do setor na economia, mas também mostram que ainda há espaço crescimento com atenção igualitária por parte do governo federal e estadual, meta que vamos continuar defendendo e lutando no parlamento .

Leonel Pavan, deputado estadual

Voltar