Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2017 - 16h44min

Valduga defende que imposto sobre cartão de crédito fique com municípios

Imprimir Enviar
Veto de Temer ao recolhimento de ISS sobre operações de cartões de crédito repercute na Alesc

Parlamentar sugeriu intensificar mobilização de municípios e entidades pela derrubada do veto de Temer à lei que garante que o imposto sobre operações com cartão de crédito beneficie municípios onde a transação for realizada
O veto do presidente Michel Temer (PMDB) ao artigo da Lei 157/2016, que assegura receitas aos municípios por meio da retenção do imposto sobre operações com cartão de crédito, tem fomentado diversas mobilizações de prefeitos e entidades.
Atualmente, as empresas de cartão de crédito, bancos e financeiras, concentram suas atividades em sedes virtuais, apenas mantendo salas alugadas em alguns municípios onde fazem acordo de redução de alíquota, deixando de repassar o Imposto Sobre Serviço (ISS) para os municípios onde a operação é realizada. A redução da alíquota é muito grande. Dos 2% regulamentados, as empresas chegam a pagar apenas 0,2%  para os municípios.
Em 2016, foram drenados para “paraísos fiscais”, situados principalmente na região sudeste brasileira, cerca de R$ 48 bilhões dos R$ 60 bi arrecadados por este imposto em todo o país. “Um exemplo é o que fazem as locadoras de veículos, que emplacam os carros em Belo Horizonte e pagam quase nada de impostos”, explicou o deputado Cesar Valduga (PCdoB), que apresentou moção de repúdio ao veto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Além da moção de repúdio ao impedimento de Temer ao texto, o parlamentar defendeu a intensificação na articulação junto à bancada catarinense no Congresso Nacional para derrubar o veto presidencial. “Num momento de agravamento da crise, a impressão que temos é que o governo Temer quer ver os prefeitos com o pires na mão. Com este veto, ele demonstra que sua preocupação maior é com os bancos e com o rentismo, e não com os municípios brasileiros”, disparou Valduga.
 

Voltar