Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2019 - 17h46min

Aprovado PL que institui em SC semana de conscientização sobre dependência tecnológica

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (15) o Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica, de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD). O texto prevê que ações e campanhas relacionadas à questão aconteçam anualmente sempre na última semana de março. Ao defender a aprovação do projeto em plenário, Marlene observou que não se trata de negar as facilidades advindas do uso da tecnologia e nem retroceder em relação a isso, mas de alertar sobre o uso descontrolado, especialmente por crianças, jovens e adolescentes.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, considerado a bíblia da psiquiatria, já inclui a dependência em jogos eletrônicos em uma das sessões. Já a fixação em redes sociais e mensagens instantâneas é um fenômeno tão novo que ainda nem foi classificado. Os especialistas dizem que o vício tecnológico é um problema sério, semelhante às dependências químicas, mas com um agravante, diferentemente de álcool e outras drogas, esse ainda é um campo desconhecido.

Na  Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado um centro onde as pessoas são avaliadas por psiquiatras para identificar quais problemas estariam por trás de algum tipo de dependência tecnológica. E os diagnósticos mais comuns são depressão, ansiedade, pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. Já na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, foi publicado um artigo indicando que adolescentes mais expostos a dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e vídeo-games, manifestaram menores níveis de autoestima, satisfação com a vida e felicidade.

O crescimento das estatísticas de atos e tentativas de suicídio e autolesão nos últimos anos coincidiu com o crescimento do uso de tecnologias digitais como celulares, computadores e acesso à internet. Os indícios de possíveis prejuízos à saúde mental de crianças e jovens pela forte inclusão desses equipamentos ao cotidiano das crianças motivaram muitos pesquisadores a buscar a existência de uma relação direta entre um fenômeno e outro. Estimativa da Organização Mundial da Saúde revela que, anualmente, mais de 800 mil pessoas no mundo tiram a própria vida. O suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

Na opinião da parlamentar, muitos dos sinais de alerta emitidos por dependentes da tecnologia, especialmente crianças e adolescentes, podem não ser percebidos pelas pessoas próximas a eles por falta de informações claras e precisas sobre os efeitos do vício tecnológico. Há casos, lembrou Marlene, que os pais podem estimular os filhos a se tornarem dependentes da tecnologia, quando não controlam o uso em excesso por falta de informação ou comodismo.

Ao defender a aprovação do projeto, a parlamentar observou que campanhas como do uso do cinco de segurança, ou do Outubro Rosa, por exemplo, têm contribuído para conscientizar as pessoas e que isso certamente tem salvado muitas vidas. Marlene contou que ela mesma, há alguns anos, buscou ajuda médica após perceber um sinal de pele que apresentava coloração diferente. E que só se deu conta disso após ver na TV uma campanha alertando sobre os riscos do câncer de pele.

"Eu apresentei esse projeto de lei porque considero urgente e necessário que olhemos para a dependência tecnológica como um grave problema social e de saúde da nossa época", ressaltou a parlamentar, ao observar que a rapidez com que a tecnologia entrou na vida das pessoas, não permitiu uma reflexão sobre os danos aos quais a sociedade como um todo estaria exposta.

Marlene defende que o debate sobre a questão seja levado às escolas e que sejam incluídas no calendário de ações das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação a realização de campanhas educativas e de prevenção. "O Poder Público precisa abraçar essa causa e fazer a sua parte na conscientização e orientação à população sobre os danos que podem decorrer do vício tecnológico", finalizou.

 

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com


 

  

Voltar