Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2017 - 14h10min

Aprovado PL que estabelece critérios para datas comemorativas

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

A Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei de autoria do deputado João Amin (PP) que dispõe sobre a instituição de datas festivas alusivas no âmbito de Santa Catarina. A proposta objetiva estipular regramento e critérios que sigam a mesma linha adotada pelo Congresso Nacional por meio da Lei Federal.

Com a aprovação a instituição de datas comemorativas estaduais obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos. A definição do critério será dada, em cada caso, por meio da realização de consultas e audiências públicas, devidamente documentadas, com organizações e associações legalmente reconhecidas e vinculadas aos segmentos interessados. A abertura e os resultados das consultas serão objeto de ampla divulgação pelos meios oficiais, facultando-se a participação dos veículos de comunicação sociais privados.

A iniciativa do parlamentar partiu dos números que demonstram estar ocorrendo um esvaziamento ou uma banalização do sentido da criação de datas comemorativas no estado, o que tende a se agravar caso sejam aprovadas as iniciativas em andamento na Casa. Para João Amin, "não se pode negligenciar o fato de que a apreciação de qualquer projeto de Lei pelo Parlamento, além de ocupar espaço na agenda da Casa, implica a mobilização de diversos tipos de recursos, em detrimento de seu emprego na apreciação de outras iniciativas, razão pela qual é imprescindível que o Legislativo crie, permanentemente, condições para pautar sua atuação com base nas questões prioritárias e mais relevantes para o povo catarinense".

Ainda segundo o deputado, a proposta seguiu a mesma linha adotada pelo Congresso Nacional por meio da Lei Federal nº 12.345, de 9 de dezembro de 2010. "Ao estabelecer um critério para a análise de tais proposições, amparado em discussões com os segmentos interessados, o projeto possibilita, ao mesmo tempo, obter-se uma valiosa fonte de informações para subsidiar a análise da temática por esta Casa e conferir maior legitimidade à iniciativa", afirmou.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar