Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2018 - 14h39min

Aprovado em primeiro turno projeto que permite doação de animais da SSP

Imprimir Enviar

Deputados catarinenses aprovaram em primeiro turno na tarde da última quarta-feira (31), projeto de Lei 139/2018, de autoria do deputado estadual Valmir Comin (PP). O referido projeto permite a doação de animais pertencentes à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), quando considerados inaptos ao serviço público e também a criação de parcerias para terapias com cães e cavalos, realizadas por agentes da segurança pública e por profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

Antes de ser encaminhado ao parecer do governador, o projeto ainda passará por mais uma votação. De acordo com o deputado, a idéia com o projeto é regulamentar e conferir segurança jurídica ao processo de doação de animais da segurança pública, com base na humanização que envolve a vida laboral de cada um. E permitir, inclusive, que os mesmos possam contribuir com o desenvolvimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, por meio de terapia com cavalos e cães.

De acordo com o deputado, a legislação em Santa Catarina não especifica o que pode ser feito quando o assunto é a destinação de animais considerados inservíveis. “Eles não trabalham somente em ações efetivas de combate a criminalidade, os cães e cavalos são uma excelente alternativa de auxílio terapêutico para crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Muitos trabalhos possuem resultados positivos e acredito que é preciso garantir em lei a necessidade desta terapia. Eles merecem uma legislação específica, fazem a diferença de forma muito positiva na vida das pessoas”, concluiu Comin. Para a produção e elaboração do projeto, o deputado contou com a colaboração do Comando da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Militar.

Inspiração

Comin relata que a iniciativa deste projeto teve como inspiração a lei nº 15.106, de 2018, do Estado do Rio Grande do Sul, que ficou conhecida como Lei Nanquim. Uma homenagem ao cavalo que acompanhou a ex-policial militar Kelly Thimoteo, por cinco anos, na Brigada Militar, em Passo Fundo.

Informações adicionais para a imprensa

Kênia Pacheco
Assessoria de imprensa
Gabinete: Deputado Estadual Valmir Comin
E-mail: imprensacomin@gmail.com
Telefones: (48) 3221 2677/(48) 99984 1799
www.facebook.com/valmirfrancisco.comin/

Voltar