Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2017 - 16h32min

Aprovada realização de seminário sobre eletrificação rural em SC

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare no comando da Comissão de Agricultura

Lideranças do Rio Grande do Sul e do Paraná também vão participar

Por proposição do deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o colegiado aprovou, por unanimidade, na reunião ordinária desta terça-feira, 9, a realização de um seminário, no prazo de 30 dias, para discutir a dramática situação das redes elétricas que atendem os trabalhadores rurais em Santa Catarina.

Natalino Lázare está convidando autoridades e entidades do Rio Grande do Sul e do Paraná, onde os problemas se assemelham, para participarem do seminário. “Vamos contar com a força política dos três estados do Sul para encorpar esta discussão,” adianta o presidente da Comissão de Agricultura da Alesc.

“Muitos problemas que assolam a agricultura, o agronegócio, estão ligados à precariedade da rede elétrica, que não permite a modernização dos equipamentos rurais. Atualmente, um produtor não consegue mais fazer um silo funcionar com um motor monofásico. A modernização do sistema, de monofásico é urgente,” argumenta o deputado, que levantou este debate no Estado, salientando que tem conhecimento dos altos custos que a troca das rede gera. “Mas isso não pode servir de desculpa. Precisamos encontrar uma alternativa,” acrescenta ele.

Em Santa Catarina, mais 70 mil famílias têm acesso à energia elétrica pelo defasado sistema monofásico.

Debate
No dia 9 de fevereiro, o deputado foi à tribuna da Alesc para pedir ao governo do Estado e à Celesc atenção ao tema. E também para anunciar a formalização de expediente neste sentido e que foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo e ao presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Cleverson Siewert. Naquele dia, foi anunciado um financiamento de 345 milhões de dólares da Celesc junto ao BID. Recursos que devem ser aplicados justamente nos projetos de expansão da empresa, mas que, até segunda ordem, não contemplam a eletrificação rural.

.

 

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar