Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2015 - 11h57min

Aprovada moção de Dresch contra PL que burla informação de transgênicos na embalagem de alimentos

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4.148/2008, que afrouxa as regras de rotulagem de alimentos com produtos geneticamente modificados em sua composição,  preocupa o deputado Dirceu Dresch (PT). Com a medida, as empresas ficam desobrigadas de incluir no rótulo dos produtos alimentícios o símbolo que identifica a presença de transgênicos. Uma moção de Dresch solicitando aos senadores a rejeição da matéria foi aprovada esta semana pelo Plenário da Assembleia Legislativa.

"É um enorme retrocesso. O objetivo desse projeto é ocultar a informação sobre transgênicos do consumidor. Além disso, prejudica os agricultores que desenvolvem lavouras livres de transgênicos", afirma o deputado.

O projeto exclui da Lei de Biossegurança a exigência da impressão do "T" maiúsculo dentro de um triângulo amarelo nos alimentos que tenham presença de organismos geneticamente modificados em percentual superior a 1%.

A proposta mantém a obrigatoriedade da informação sobre o uso de produtos transgênicos na composição do alimento, mas deixa de padronizar a informação. "No lugar do "T", com o qual o consumidor já estava familiarizado e procurava na escolha dos produtos na hora da compra, agora a informação sobre o conteúdo transgênico no alimento vai virar letrinha minúscula perdida na embalagem. “O objetivo é esconder do consumidor. Se transgênico fosse bom, por que iam querer esconder?", frisa Dresch.


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar