Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/06/2016 - 18h31min

Apresentado plano de cirurgia de reversão em pacientes ostomizados

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Em reunião promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina nesta segunda-feira (27) com representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e das associações de ostomizados do estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou um plano de atendimento para realização das cirurgias de reversão em pacientes que utilizam bolsa de ostomia.

A proposta é fruto de várias reuniões realizadas a partir de provocação feita pela deputada Ana Paula Lima (PT), via Comissão de Saúde. Com isso, 1584 pacientes, de um total de mais de três mil ostomizados, passarão por consulta especializada e exame de colonoscopia para avaliar a possibilidade de cirurgia de reversão, já que os demais, cerca de 50% dos casos, não se enquadram na possibilidade de reversão, seja pela gravidade da cirurgia inicial, seja por ter passado o prazo para fazer o procedimento.

A deputada Ana Paula Lima, presidente da Comissão de Saúde da ALESC, espera que o plano apresentado seja viabilizado, mas mostrou preocupação com os valores apresentados para os procedimentos, considerados muito baixos por técnicos da saúde. “Nós vamos acompanhar de perto o andamento das cirurgias e esperamos celeridade no cronograma, pois a demora pode inviabilizar a reversão. É um investimento pequeno perto da melhora da qualidade de vida dessas pessoas e da própria economia que o estado terá com a distribuição de bolsas ostomia”, enfatiza Ana Paula. A cada paciente que realizar o procedimento o estado vai economizar mensalmente aproximadamente R$ 600 mês. Até agora, 150 pacientes já passaram pela triagem e irão realizar a cirurgia.

O trabalho do grupo também possibilitou a criação de um setor de ostomizados na SES e a construção de um protocolo que será distribuído aos hospitais para dar o tratamento devido aos pacientes. Isso vai evitar que essas pessoas fiquem abandonadas pelo poder público, sem saber dos seus direitos, como a doação de bolsas de ostomia e da possibilidade de reversão. O setor ficou de oferecer capacitação aos hospitais para que eles possam treinar e orientar pacientes e familiares sobre como proceder a troca das bolsas de ostomia.

 

​​Gilberto Del Pozzo

Assessoria de Comunicação

(48) 9105-1313


(48) 9983-1333

Voltar